‘Mergulhar’ em palavras africanas e criar blog é mais uma vitória no EJA
Alunos de escola estadual em Corumbá desenvolveram o projeto “Afrolinguagem”
“Eles passaram a se enxergar como agentes de produção de conhecimento e valorização cultural, algo essencial para sua formação cidadã”, resume a professora Silvana Arruda, responsável pelo projeto “Afrolinguagem”. Desenvolvida na Escola Estadual Dr. João Leite de Barros, em Corumbá, a ação é mais uma vitória para quem vive e entende a importância do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Inicialmente, a ideia era que os alunos pesquisassem palavras de origem africana e as conectassem com seu uso na língua portuguesa. Com o desenvolvimento do projeto, os participantes se envolveram ainda mais e mergulharam em outros âmbitos da cultura.
Conforme divulgado pela SED (Secretaria Estadual de Educação), foi assim que nasceu o blog, uma plataforma que tributo às contribuições trazidas pelos povos africanos.
“Neste espaço, celebramos a riqueza cultural que a diáspora africana trouxe ao Brasil, destacando as palavras que fazem parte do nosso cotidiano e que possuem raízes africanas. Nossa missão é reconhecer e valorizar essas influências, promovendo um diálogo sobre a diversidade linguística e cultural que enriquece a nossa identidade”, descreve a apresentação no blog.
Por lá, as pesquisas publicadas envolvem o processo de elaboração das atividades, influências africanas em geral e até personalidades que se envolvem no ativismo político.
Nesse sentido, a professora de língua portuguesa, Silvana, defende que o projeto se tornou muito mais do que o aprendizado estrito da língua. “Também fortaleceu a autoestima e o senso de pertencimento dos estudantes”
Para além das palavras, há também conteúdos produzidos sobre como a culinária brasileira possui forte influência, raízes africanas na música e curiosidades como personagens que contam histórias.
O blog produzido pelos alunos está ativo e pode ser consultado através do link blogdaeja2024.wixsite.com/afrolinguagem.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.