Símbolos do Pantanal e da cultura indígena foram entregues ao papa
Objetos foram entregues em 2022 pelo então bispo de Corumbá (MS), Dom João Aparecido Bergamasco
O Papa Francisco foi presenteado em setembro de 2022 com uma imagem de Nossa Senhora do Pantanal, uma viola-de-cocho e uma coroa dos povos indígenas terena. Os símbolos, ligados à identidade do Centro-Oeste brasileiro, foram entregues pelo então bispo de Corumbá (MS), Dom João Aparecido Bergamasco, em nome de uma comitiva formada por 16 bispos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A entrega aconteceu durante uma visita oficial dos bispos à Santa Sé, ocasião em que puderam relatar pessoalmente ao Papa a realidade pastoral de suas dioceses. “Ele nos deu a bênção, em especial ao Pantanal. Falou da importância de termos o cuidado com a natureza, que cuidemos do Pantanal, que é criação de Deus e merece todo cuidado e carinho para que possa ser conservado sempre”, afirmou Dom João, em entrevista ao Diário Corumbaense.
Além da imagem da santa e da viola-de-cocho, instrumento típico da cultura pantaneira, os bispos também entregaram uma coroa feita pelos indígenas terena da Diocese de Jardim.
“O Papa é uma pessoa muito próxima, carismática, acolhedora. Tivemos uma conversa muito aberta, franca, de diálogo. Também foi um momento de comunhão, conversamos com o Papa, colocamos em pauta os trabalhos que estamos fazendo, as nossas preocupações, os desafios da evangelização”, relatou Dom João Bergamasco à época..
Segundo o bispo, o Papa Francisco recebeu a imagem de Nossa Senhora do Pantanal com muita alegria. A entrega dos presentes foi também um gesto de reconhecimento ao trabalho do pontífice em defesa do meio ambiente e dos povos originários.
Um ano após o encontro, em outubro de 2023, Dom João foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de Primavera do Leste/Paranatinga, em Mato Grosso, onde atua desde então.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.