ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  10    CAMPO GRANDE 17º

Comportamento

Yasmin transformou romance passado em arte e venceu mostra nacional

Com traços firme, a pintura "Dois Amores" abraçam e doem ou mesmo tempo, segundo a artista

Por Natália Olliver | 10/08/2025 08:01
Yasmin transformou romance passado em arte e venceu mostra nacional
Artista conquistou o 1º lugar em mostra nacional de arte (Foto: Divulgação)

A pintura “Dois Amantes”, de Yasmin Oliveira, 29 anos, conquistou o primeiro lugar na Mostra Nacional de Práticas Profissionais “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”, promovida pelo Conselho Federal de Psicologia. O feito não foi pouca coisa. Entre 68 obras inscritas no país, só dez chegaram à final.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Yasmin Oliveira, artista de 29 anos, venceu a Mostra Nacional de Práticas Profissionais “A Psicologia na luta pelo cuidado em liberdade: ontem, hoje, sempre!”, promovida pelo Conselho Federal de Psicologia. Sua obra, "Dois Amantes", foi selecionada entre 68 inscritas e conquistou o primeiro lugar. A pintura, segundo Yasmin, é uma homenagem a um amor do passado e reflete a dor e a beleza desse relacionamento.A artista, natural de Três Lagoas, faz tratamento no CAPS AD da cidade e utiliza a arte como ferramenta terapêutica. Seu psicólogo, Flávio Arce, destaca a importância da arte no processo de cura e como a participação na mostra fortaleceu a identidade e o talento de Yasmin. A premiação ocorrerá em 4 de setembro de 2025, durante o 23º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, em Manaus.

Segundo a artista, os traços firmes e as cores abraçam e doem ou mesmo tempo. Ela diz que a obra é homenagem a um amor que a enxergou inteira, “sem efemeridade”.

“Essa obra tem uma pessoa que me inspirou, um amor do passado que não pode mais estar entre nós. Mas sei que, onde ele estiver, está me vendo e vendo o quanto eu o amei. E agora o país todo pode ver o amor que depositei nessa pintura”,

Yasmin é três-lagoense e faz tratamento no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) do município. O psicólogo Flávio Arce, que acompanha a artista reforça a importância da arte como ferramenta de cuidado.

“A Yasmin já trazia elementos artísticos e, dentro de seu projeto terapêutico singular, decidimos fortalecer essa expressão como forma de protagonismo. Com a inscrição no edital da Mostra, sua arte passou a ser vista para além das violências e desafios, e sim como afirmação de identidade, potência e talento”, destacou.

A vida de Yasmin não foi fácil. Incêndio, perdas, vícios, desestruturação. “Perdi tudo: casa, trabalho, até meu animal de estimação. Entrei num processo muito difícil, mas hoje entendo que a dor continua ali, só que agora sei como lidar com ela. Não me assombra mais. No CAPS, fui tratada com respeito, e isso me ajudou a florescer”, contou.

A premiação será no dia 4 de setembro de 2025, durante o 23º do ABRAPSO  (Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social), em Manaus.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).