Flores de ipê branco embelezam Capital com a chegada da 5ª frente fria
Frio dita o momento das floradas, segundo biólogo, e não há ordem entre as cores
A florada dos ipês brancos começou nos últimos dias, pouco antes da quinta frente fria do ano derrubar as temperaturas em Campo Grande. Entre esta madrugada e manhã de domingo (10) de Dia dos Pais, elas chegaram aos 6,8ºC.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Ipês brancos florescem em Campo Grande com a chegada da quinta frente fria do ano, que derrubou as temperaturas para 6,8ºC. As árvores podem ser admiradas no Parque das Nações Indígenas, Avenida Via Park, Avenida Ministro João Arinos e em bairros como o Jardim Panorama. A florada branca sucede as floradas roxas, que apareceram pela primeira vez após a primeira frente fria do ano e voltaram a surgir ao longo do outono e inverno. O biólogo Flávio Macedo, professor da UFMS, explica que a ordem de floração das diferentes cores de ipês não segue uma cronologia rígida, sendo estimulada pelo frio em momentos distintos para cada espécie. Campo Grande possui pelo menos dez tipos de ipês, cada um com seu próprio ritmo de floração. A expectativa agora é para a floração dos ipês amarelos, que devem colorir a cidade com tons vibrantes para o encerramento do inverno.
As árvores com florada dessa cor podem ser vistas em fileiras no Parque das Nações Indígenas ou intercaladas com outras espécies nos canteiros da Avenida Via Park e Avenida Ministro João Arinos. Nas calçadas e terrenos de bairros, como o Jardim Panorama, elas também estão presentes.
- Leia Também
- Queda de temperatura antecipa florada de ipês e transforma cenário urbano
- Mais tímida, nova florada de ipês pinta as ruas de Campo Grande
As flores roxas de ipê foram as primeiras a colorirem o céu da Capital em 2025, pouco depois da primeira frente fria chegar. As de outras cores foram surgindo na sequência, e a própria roxa voltou a aparecer ao longo do outono e inverno campo-grandense.
Segundo já explicou ao Campo Grande News o biólogo e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Flávio Macedo, não existe uma ordem cronológica entre os tons que vão florir a cada temporada. É o frio que estimula em tempos diferentes cada espécie.
Campo Grande tem pelo menos 10 plantadas, e cada uma tem seu próprio ritmo. "Pode perceber que, se chega uma frente fria, em uma ou duas semanas eles começam a dar flores e frutos", observa o professor.
Florada já registrada em alguns bairros da Capital, mas que ainda é esperada de forma expressiva para fechar o inverno com cores vibrantes, é a do ipê amarelo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: