ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  01    CAMPO GRANDE 18º

Diversão

Carnaval de rua de Campo Grande deve virar Patrimônio Imaterial de MS

O texto aprovado valoriza Carnaval de escolas de samba e blocos de rua em Campo Grande

Por Thailla Torres | 01/07/2025 11:30
Carnaval de rua de Campo Grande deve virar Patrimônio Imaterial de MS
Carnaval de blocos de Campo Grande 2025 na Esplanada Ferroviária. (Foto: Juliano Almeida)

Por 20 votos favoráveis, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta terça-feira (1º) em primeira votação o projeto que reconhece o Carnaval de Campo Grande como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado. A proposta, de autoria do deputado estadual Junior Mochi (MDB), valoriza a importância histórica, social e cultural da festa, que marca gerações de sul-mato-grossenses. Como foi por unanimidade, o PL deve passar sem problemas em 2ª.

O Projeto de Lei determina que a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul fará o registro oficial do Carnaval como patrimônio, garantindo sua preservação. A proposta destaca o papel da LIENCA (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande) na manutenção das tradições, como os desfiles das escolas de samba, além de lembrar nomes como Mestre Goinha, que trouxe a inspiração dos desfiles do Rio de Janeiro para a capital sul-mato-grossense.

O texto aprovado também valoriza os blocos que lotam a Esplanada Ferroviária nos últimos anos, reunindo 20, 30 e até 40 mil pessoas em grandes festas de rua como Cordão Valu, Capivara Blasé, Calcinha Molhada, Farofa com Dendê e Farofolia.

Durante a votação, o deputado Pedro Kemp (PT) também destacou a relevância da festa: “O Carnaval é uma grande festa popular, ao lado das festas juninas tipicamente brasileiras, movimenta a economia, gera renda e é um momento de alegria, em que as pessoas se encontram nas ruas, nos clubes e nos desfiles”.

Carnaval de rua de Campo Grande deve virar Patrimônio Imaterial de MS
Desfile de escolas de samba em 2025. (Foto: Paulo Francis)

A deputada Gláuce Jane (PT) declarou apoio e ressaltou que o Carnaval vai além de Campo Grande: “Quero declarar meu voto favorável e falar da importância não só da Capital, mas pensar como o Estado está trabalhando o Carnaval. Toda vez que a gente promove a alegria, a gente torna a população mais feliz”. Ela lembrou ainda que o dia 1º de julho é celebrado como Dia Internacional do Reggae, ritmo que também tem ganhado espaço nos blocos de Carnaval.

De acordo com levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas, o Carnaval movimenta cerca de R$ 25 milhões em Campo Grande, impactando positivamente setores como turismo, comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. Os registros oficiais apontam que mais de 150 mil pessoas participam do Carnaval na cidade, seja nos desfiles ou nos blocos.

Com a aprovação, o projeto segue para publicação e passa a valer a partir desta data.

O deputado Pedro Kemp (PT) também destacou a relevância da festa: “O Carnaval é uma grande festa popular, ao lado das festas juninas tipicamente brasileiras, movimenta a economia, gera renda e é um momento de alegria, em que as pessoas se encontram nas ruas, nos clubes e nos desfiles”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias