Casarão histórico da 14 de Julho terá espetáculo com dança e projeções
Instalação-performática “Bailar no Escuro” também terá literatura, artes visuais e tecnologia

O Casarão Thomé recebe, de sexta (6) a domingo (8), a instalação-performática “Bailar no Escuro”, que mistura dança contemporânea, literatura, artes visuais e tecnologia. As sessões são gratuitas e acontecem em cinco horários: sexta-feira às 19h, sábado e domingo às 19h e 20h30. A classificação indicativa é 14 anos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Criado pelos artistas Halisson Nunes e Verônica Lindquist, o projeto convida o público a viver a obra de forma sensorial. Cada pessoa assiste sentada em um único lugar em cadeiras e sofás do próprio casarão e, a partir desse ponto, constrói sua própria experiência, de acordo com o que consegue ver e ouvir.
A obra utiliza recursos como vídeo mapping e projeções, que aparecem e desaparecem pelos cômodos, criando uma sensação de mistério e descoberta. Nada é mostrado por completo: a proposta é provocar atenção, escuta e presença.
“Bailar no Escuro” nasceu de um texto poético escrito por Verônica durante a pandemia. A partir dele, os artistas desenvolveram uma ação que fala sobre relações humanas, memória, comunicação e conexão, indo além do corpo humano e olhando também para a natureza e outras formas de interação.
A performance acontece em três cômodos do casarão e tem duração de 40 minutos. Um dos espaços centrais é o antigo “quarto de despejo”, local simbólico de acúmulo de objetos e lembranças, que se transforma em cenário para a ação artística.
Outro diferencial é que não existe coreografia fixa. Cada sessão é diferente da outra, porque tudo acontece no momento, de acordo com o espaço, os objetos, os sons e a presença do público.
Construído em 1947, o Casarão Thomé é um patrimônio histórico de Campo Grande e hoje funciona como espaço cultural, reunindo memórias da cidade e abrindo as portas para novas formas de ocupação artística.
O projeto é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (Fundac). Mais informações podem ser acompanhadas no Instagram @bailarnoescuro.
O Casarão Thomé fica na Rua 14 de Julho, 3169 – Bairro São Francisco
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

