ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUARTA  04    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Sede do Iphan em MS inaugura programação de exposições nesta sexta

Complexo Ferroviário tombado recebe exposições bimestrais de artistas locais em MS

Por Thailla Torres | 04/02/2026 09:40
Sede do Iphan em MS inaugura programação de exposições nesta sexta
A primeira mostra do calendário é “Nuancestral”, da artista visual Bejona, nome artístico de Laís Rocha Oliveira (Foto: Arquivo Pessoal)

A sede do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Mato Grosso do Sul passa a contar, a partir desta sexta-feira (6), com uma programação contínua de exposições artísticas ao longo de 2026. O espaço vai receber uma nova mostra a cada dois meses, sempre com artistas locais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso do Sul inicia programação anual de exposições artísticas em 2026. O espaço, localizado no Complexo Ferroviário tombado desde 2009, receberá mostras bimestrais de artistas locais, fortalecendo sua função como centro cultural.A exposição inaugural "Nuancestral", da artista visual Bejona (Laís Rocha Oliveira), apresenta seis obras sobre ancestralidade negra no Brasil, incluindo desenhos digitais e pinturas. A mostra gratuita ficará disponível até março na sede do Iphan, situada na Rua General Melo, nº 23, no Centro.

A iniciativa fortalece o local como espaço cultural aberto ao público, aproximando arte contemporânea, patrimônio histórico e memória social. O Complexo Ferroviário é tombado desde 2009 e integra os Livros do Tombo Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

A proposta de manter uma curadoria permanente surgiu após experiências recentes do Iphan com exposições temporárias no local, como as mostras realizadas em 2025 durante o Mês do Patrimônio e o Mês da Consciência Negra. Com o novo formato, o público passa a encontrar exposições de forma regular ao longo do ano.

A primeira mostra do calendário é “Nuancestral”, da artista visual Bejona, nome artístico de Laís Rocha Oliveira. Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Bejona é conhecida principalmente por seus trabalhos com lambe-lambe e gravura.

Para esta exposição, a artista adaptou sua produção ao espaço tombado, respeitando as características do prédio histórico, já que o lambe-lambe costuma ser aplicado diretamente nas paredes.

Em “Nuancestral”, Bejona apresenta um percurso sensível sobre a ancestralidade negra no Brasil. A mostra reúne seis obras, entre desenhos digitais e pinturas, que conectam o cotidiano atual com referências ancestrais, a partir do olhar de uma mulher negra. As obras abordam gestos, memórias, afetos, sons e experiências que fazem parte da identidade afro-brasileira.

A abertura acontece nesta sexta-feira (6), às 19h, e a exposição segue aberta para visitação gratuita até o final de março, durante o horário de funcionamento da Superintendência do Iphan no MS.

O Iphan fica na General Melo, nº 23 – Centro

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.