ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Cercado de natureza, professor criou projeto para tirar alunos da sala

Alguns dos esportes e atividades promovidas pelo Catalogando Aventuras incluem rapel, escalada e boia cross

Por Idaicy Solano | 05/10/2024 07:25
Projeto surgiu da necessidade da vontade do professor de conectar os alunos com a natureza (Foto: Catalogando Aventuras)
Projeto surgiu da necessidade da vontade do professor de conectar os alunos com a natureza (Foto: Catalogando Aventuras)

Lecionando em Aquidauana, município de Mato Grosso do Sul que vem ganhando cada vez mais os holofotes de quem gosta de ecoturismo e esportes de aventura, o professor Pablo Teixeira Salomão, de 45 anos, decidiu criar um projeto para enaltecer as belezas e potencialidades da região da Estrada Parque Piraputanga e o Portal do Pantanal Sul.

Pablo comenta que, apesar de dar aulas em uma cidade cercada de belezas naturais, rios, montanhas e trilhas, muitos de seus alunos nunca sequer haviam frequentado esses lugares, foi então que sentiu a necessidade de criar um projeto que proporcionasse essas experiências aos estudantes do município de Aquidauana e visitantes.

A ideia surgiu em 2018, durante a Semana do Meio Ambiente, que ocorre uma vez por ano, com o objetivo de conscientizar os alunos e a população em geral sobre a importância de preservar a natureza, destacando ações que envolvam o meio ambiente.

O evento acontecia em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Exército, que auxiliavam com mão de obra e equipamentos nas ações, porém, naquele ano, eles precisaram se deslocar para atender ocorrências de queimadas no Pantanal, e não puderam atender o Instituto na Semana do Meio Ambiente.

Foi então que Pablo teve a ideia de criar a expedição Catalogando Aventuras, onde os alunos pudessem se especializar para operar, coordenar e executar as tarefas que precisavam de mão de obra especializada, e de quebra, curtir o melhor que a natureza tem para oferecer.

“Até então, os meus estudantes nunca tinham ido até o Rio Aquidauana, ou frequentado esses locais, como as montanhas. Eles não conheciam as belezas do local que a gente está inserido. A partir daí, nós começamos a criar essas ações”, detalha.

Hoje, os alunos envolvidos no Catalogando Aventuras têm curso de Guia de Turismo Local, Condutor de Turismo e Aventura, curso de Trilha, dentre outros, o que capacitou eles a projetar e planejar todas as ações sem depender mais da mão de obra de fora da escola.

O projeto é coordenado por Pablo, que é doutor em Saúde e desenvolvimento da Região Centro Oeste, e professor de educação física do IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), do Campus Aquidauana.

Os alunos recebem treinamento de diversos esportes de aventura (Foto: Catalogando Aventuras)
Os alunos recebem treinamento de diversos esportes de aventura (Foto: Catalogando Aventuras)

Atividades desenvolvidas 

Alguns dos esportes e atividades promovidas pelo Catalogando Aventuras incluem rapel, escalada, boia cross, rafting, trilhas, acampamento, standup paudle e montagem de tirolesa.

O rafting é feito no distrito de Piraputanga e Camisão, em Aquidauana. O esporte é feito em rio e consiste em desviar dos obstáculos naturais que aparecem ao longo do percurso e remar até o destino final. O standup paudle é realizado no Rio Aquidauana, e a atividade consiste em ficar de pé em cima de uma prancha e remar.

A boia cross é feita no distrito de Piraputanga, e consiste na descida de rios, praticada sentado em boias. O rapel é feito no distrito de Piraputanga e no Morro do Paxixi, localizado em Camisão. A atividade é praticada com o uso de cordas e equipamentos utilizados para a descida de paredões e vãos livres.

Em breve, Pablo e seus alunos irão levar o projeto para escolas pantaneiras, localizados no Pantanal da região do município de Aquidauana. “As atividades serão construídas e adaptadas para as crianças”, completa.

As atividades são desenvolvidas no Rio Aquidauana, Morro do Paxixi e outros locais na região de Aquidauana (Foto: Catalogando Aventuras)
As atividades são desenvolvidas no Rio Aquidauana, Morro do Paxixi e outros locais na região de Aquidauana (Foto: Catalogando Aventuras)

Como participar 

As expedições são realizadas com o intuito de treinar o grupo de alunos, e também são abertas agendas para escolas, associações e projetos parceiros. Pablo explica que, quanto ao público em geral, eles encaminham para as empresas parceiras que fornecem os passeios e as atividades.

Caso haja demanda, e as empresas não consigam atender, o projeto abre vagas para o público geral quando vai atender algum público externo

As saídas ocorrem sempre no IFMS - Campus Aquidauana, e o deslocamento dos grupos é de responsabilidade do projeto, associação ou escola.

O Catalogando Aventuras não cobra para realizar as atividades, sendo cobrado apenas o seguro obrigatório individual de Atividades de Aventuras, e o pagamento do embarque e desembarque (para propriedades particulares). O valor varia de R$ 30 a R$ 50.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias