Indispensáveis na mesa, frutas podem ir além de decoração na ceia
Nessa edição especial do Frutas da Estação, veja receitas fáceis para quem ficou com a missão de fazer a ceia
Seja para enfeitar a mesa, ou para dar um toque a mais nas receitas, as frutas são indispensáveis na ceia de fim de ano. Por isso, o Lado B traz hoje uma edição especial do ‘Frutas da Estação’, com receitas fáceis para quem ficou com a missão de preparar a ceia este ano.
Deixando de lado as receitas tradicionais, como o bombom de uva e o famoso arroz com uvas passas, que divide opiniões, o cozinheiro André Kodjaoglanian ensina uma nova maneira de incorporar a fruta no menu.
A ideia é apostar em combinar o sabor das uvas roxas com a suavidade da burrata e a doçura do mel, criando um prato de entrada agridoce.
De brinde, a uva é uma fruta rica em vitamina A, B, C e K e de minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e zinco, além de possuir uma grande quantidade de fibras com alto teor nutritivo.
A fruta possui propriedades antioxidantes, principalmente na casca, sementes e folhas.A uva também ajuda na prevenção do câncer e envelhecimento precoce, o bom funcionamento do intestino e a redução do cansaço muscular.
Entrada de Burrata
Ingredientes
- 1 bola de burrata
- 1 xícara de uvas roxas
- 1/4 de xícara de pistaches (descascados e levemente picados)
- 2 colheres de sopa de aceto balsâmico
- 1 colher de sopa de mel (opcional)
- Folhas de alecrim fresco a gosto
- Azeite de oliva extra virgem
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- 1. Leve as uvas temperadas com azeite, aceto balsâmico, pimenta do reino, mel e sal para o forno ou air fryer pré aquecida a 180 graus por 5 minutos
- 2. Em um prato grande, coloque a burrata no centro
- 3. Ao redor da burrata, distribua as uvas
- 4. Polvilhe os pistaches picados por cima das uvas e da burrata, finalize com alecrim
Outra opção ensinada por André, com frutas tradicionais da época, é a farofa de damasco. A receita é feita com damascos secos, e fruta é rica em ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, K,B3, B9 e B5. Além disso, o damasco é rico em antioxidantes, fibras e para o bom funcionamento do coração.
Farofa de Damasco
Ingredientes:
- Farinha de mandioca (ou farinha de milho, se preferir)
- 1 xícara de damascos secos picados
- 1/2 xícara de cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de manteiga ou margarina
- 1/2 xícara de nozes ou castanhas picadas (opcional)
- 1/2 xícara de uvas-passas (opcional)
- Sal e pimenta a gosto
- Salsinha picada para decorar
Modo de preparo:
- 1. Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a cebola e o alho, e refogue até que a cebola fique transparente
- 2. Adicionar os damascos: Acrescente os damascos picados à panela. Cozinhe por cerca de 3 a 5 minutos, mexendo sempre, até que os damascos fiquem macios
- 3. Adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo bem para que a mistura fique homogênea
- 4. Adicione as nozes ou castanhas e as uvas-passas, se estiver usando. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture tudo e cozinhe por mais 2 a 3 minutos, até que a farofa esteja bem aquecida
Pensando nas ‘sobras’ da ceia, André compartilha uma receita rápida e simples, para aproveitar o que ficou da ceia da noite anterior. “Só juntar no pão e garantir um sanduba incrível”, completa.
Sanduba de Tender
Ingredientes
- Tender
- Mostarda Djon
- Mel
- Punhado de uvas passas brancas
- Picles
- Repolho roxo
- Maionese
- Maçã
- Manteiga
- Azeite
Outra forma de aproveitar as frutas, é utilizá-las como decoração em pratos tradicionais. Um deles é a famosa rabanada, mas nessa receita, André ensina a substituir o pão por chocotone, adicionando um toque mais doce e natalino à receita. Dá pra combinar o doce com morangos, uvas e amoras.
Rabanada de Chocotone
Ingredientes
- Fatias de Chocotone
- 2 ovos
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
- Canela em pó a gosto
- Manteiga ou óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar (opcional)
Modo de preparo
- 1. Em um recipiente misture os ovos. Adicione o leite, o açúcar, a essência de baunilha e a canela em pó. Misture bem até que o açúcar esteja dissolvido
- 2. Mergulhe cada fatia de chocotone na mistura líquida, deixando de molho por alguns segundos de cada lado para que absorva bem o líquido. Não deixe de molho por muito tempo para que não desmanchem
- 3. Em uma frigideira, aqueça uma quantidade generosa de manteiga ou óleo em fogo médio. Quando estiver quente, coloque as fatias de chocotone um pouco afastadas umas das outras. Frite até que estejam douradas de ambos os lados, cerca de 2-3 minutos por lado
Para finalizar, a chef de cozinha Helen Braz ensina a utilizar a manga para fazer uma salada bem colorida e nutritiva, para trazer cor, sabor e nutrientes para a mesa da ceia.
A a manga é rica em nutrientes, é uma excelente fonte de antioxidantes, como a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e ajuda na proteção contra os danos causados pelos radicais livres.
Outro destaque é a presença de fibras, que favorecem o bom funcionamento do intestino e ajudam no controle do colesterol, além de compostos bioativos, como polifenóis e carotenoides, que têm propriedades anti-inflamatórias.
Salada colorida com manga e molho de manga e limão
Ingredientes
- 2 mangas picadas
- 1 alface roxa
- 1 alface americana
- 1 maço de rúcula brotinho
- 200g de tomate cereja
- 1 caixinha de morango
- 2 cebolas roxas picadas
- 4 cenouras raladas
- 2 pitayas
Ingredientes para o molho de manga
- 2 limões
- 3 colheres de azeite
- Sal
- Modo de preparo:
- Descasque e pique a manga
- Tire todo suco dos limões
- Coloque o azeite e o sal
- Bata tudo no liquidificador
*Dica da chef: se gostar de picante acrescente uma pitada de pimenta-do-reino preta, fica uma delícia.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.