ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  09    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Após 3,6 mil km, elefanta Kenya chega a santuário em Mato Grosso

Animal viveu 40 anos em cativeiro na Argentina e nesta quarta-feira começará a viver na natureza

Por Geniffer Valeriano | 09/07/2025 13:49

Após percorrer 3,6 mil quilômetros em uma viagem que durou cinco dias, a elefanta Kenya finalmente chegou ao seu novo lar, onde poderá viver em meio à natureza. O destino é o Santuário de Elefantes Brasil, localizado na região da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A elefanta Kenya chegou ao Santuário de Elefantes Brasil, em Mato Grosso, após uma viagem de cinco dias e 3,6 mil quilômetros. O animal, que viveu 40 anos em cativeiro no Ecoparque Mendoza, na Argentina, marca o fim da manutenção de elefantes em cativeiro no país vizinho após 136 anos. Durante o transporte, Kenya foi monitorada por câmeras em uma caixa especial. Ao chegar ao santuário, encontrou Pupy, outra elefanta africana transferida há três meses. A adaptação inicial foi cautelosa, com Kenya levando cerca de 30 minutos para sair completamente da caixa de transporte.

Kenya viveu por 40 anos em cativeiro no Ecoparque Mendoza, na Argentina, onde chegou ainda filhote, aos 4 anos. Sua transferência marca um momento histórico: o fim da manutenção de elefantes em cativeiro no país vizinho, após 136 anos.

A chegada ao santuário ocorreu no fim da manhã desta quarta-feira (9). O transporte foi realizado em uma caixa especial, equipada com câmera para monitoramento constante durante todo o trajeto.

A abertura da caixa foi transmitida ao vivo no Instagram da ONG responsável pelo santuário e acompanhada por mais de 2,5 mil pessoas. Quem também presenciou o momento foi Pupy, outra elefanta africana que chegou ao local há três meses e agora será a nova companheira de Kenya.

Após 3,6 mil km, elefanta Kenya chega a santuário em Mato Grosso
Kenya logo após a abertura das portas da caixa de transporte (Foto: Reprodução)

Nos primeiros momentos, Kenya se mostrou tímida, colocando apenas a tromba e a cabeça para fora. A saída completa da caixa aconteceu cerca de 30 minutos após a abertura.

Assim que pisou no solo do santuário, ela se esfregou em uma pilha de terra preparada especialmente para recepcioná-la. O recinto onde ficará nos primeiros dias de adaptação conta ainda com feno e água, além de ser monitorado constantemente pela equipe do santuário.

Relembre — Kenya passou pelos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul até chegar ao Brasil, na manhã de segunda-feira (7). Em abril, outra elefanta do Ecoparque de Buenos Aires, Pupy, também foi transferida ao santuário. A viagem dela durou o mesmo tempo, mas ela levou mais de 8 horas para sair da caixa de transporte.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias