ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Capital recebe avaliação máxima de turismo e Bonito fica em segundo lugar

De acordo com a Fundtur-MS, todas as capitais do Brasil ficam com nota "A" só por serem as principais cidades

Izabela Cavalcanti | 06/05/2023 13:57
Ipês na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Ipês na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Campo Grande está entre as seis cidades do Centro-Oeste e é a única de Mato Grosso do Sul a conquistar nota máxima pelo Mapa do Turismo Brasileiro 2023. Dos 1,8 mil municípios analisados, apenas 47 (2,56%) receberam nota “A” pelo turismo em que oferecem. O resultado foi divulgado no site do MTur (Ministério do Turismo).

Bonito, Corumbá, Dourados e Três Lagoas ficaram com letra "B". Rio Verde está na posição "C".

Outros 180 (9,81%) municípios receberam nota “B”; 310 (16,9%) receberam nota “C”; 1.015 (55,3%) nota “D”; 282 (15,4%) nota “E”.

De acordo com o diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, todas as capitais do Brasil ficam com a Nota A, só por serem capital. “É um critério básico do Ministério. Isso não tem relação com ações desenvolvidas na cidade. Em termos de fluxo de turistas nacional e internacional, Bonito tem mais que Campo Grande”, explicou.

A avaliação leva em consideração o desempenho da economia no turismo local, tendo como base a arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais, quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem.

“Ter o município classificado com nota “A” é resultado de um trabalho crescente de fomento da atividade turística, que inclui ações de fortalecimento do trade turístico e foco no cumprimento das políticas públicas estabelecidas para o setor”, afirmou o superintendente da Sectur (Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Wantuyr Tartari.

Imagem mostra Campo Grande do alto, com pôr do sol (Foto: Edemir Rodrigues)
Imagem mostra Campo Grande do alto, com pôr do sol (Foto: Edemir Rodrigues)

Destaques - A Capital foi reconhecida como “Caminho dos Ipês” e foi destaque pelo crescimento do turismo de natureza, próximos a área central, com destaque para a prática de rapel, trilhas e trekking (caminhada), por exemplo.

Outra relevância é a área verde, com largas avenidas arborizadas, o que já levou a conquistar o título de uma das cidades mais arborizadas do mundo (Tree Cities of the World).

O relatório mostra ainda que a Capital é o portal de entrada para diversos destinos turísticos como Pantanal, Bonito e para Rota Bioceânica, informando que Campo Grande oferece várias opções de hotéis, bares, restaurantes, equipamentos de lazer urbano e rural, atrativos naturais e de aventura, além do Bioparque Pantanal, considerado o maior aquário de água doce do mundo.

Campo Grande recebeu nos últimos anos, eventos conceituados como o Rally dos Sertões, Congresso Nacional de secretarias municipais de Saúde e o Adventure NEXT Latin America, maior evento de ecoturismo e turismo de aventura da América Latina.

* Matéria atualizada às 15h37 para acrescentar posicionamento do diretor-presidente da Fundtur-MS

Nos siga no Google Notícias