Curto-circuito em estação “inventou” temperatura de 44,6°C em Jardim
Meteorologista explica que o dado foi registrado na estação devido ao problema, mas que não é real
A temperatura de 44,6°C em Jardim só foi registrada devido a um curto-circuito na estação meteorológica. O Cemtec (Centro Estadual de Monitoramento do Tempo e do Clima), que tem parceria com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) identificou o problema e já pediu reparo. A temperatura errada foi medida na segunda-feira (23).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A temperatura de 44,6°C registrada em Jardim foi resultado de um curto-circuito na estação meteorológica, conforme identificado pelo Cemtec em parceria com o Inmet. O meteorologista Vinicius Sperling esclareceu que, embora a medição tenha sido feita, o dado não é real, e a estação chegou a registrar 45°C, uma temperatura que nunca foi alcançada no Brasil. A discrepância foi evidenciada em comparação com municípios vizinhos, como Bonito, onde a temperatura foi de 34°C. A manutenção da estação está agendada para janeiro.
“O dado foi medido na estação, mas ele não é real. Essa estação apresentou um curto na madrugada anterior. Depois dos 44.6 graus, ela chegou em 45, nunca mediu 45 graus no Brasil, se fosse real seria a maior temperatura já registrada na história do País. Ontem mesmo, eles [Inmet] já conseguiram retirar da consulta alguns dados”, justificou o meteorologista do Cemtec, Vinicius Sperling.
Agora, terá que ser agendada uma visita em janeiro para fazer a manutenção da estação, no município que fica a 236 quilômetros de Campo Grande.
Em um mapa enviado ao Campo Grande News, o meteorologista mostra a discrepância da temperatura em relação a outros municípios próximos. Em Bonito, por exemplo, que fica ao lado, a temperatura foi de 34°C.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.