ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  29    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

Em agosto, Inmet prevê chuva acima do esperado em regiões de MS

No entanto, Estado também poderá registrar temperaturas mais altas que o normal no mês

Por Cassia Modena | 29/07/2025 08:15
Em agosto, Inmet prevê chuva acima do esperado em regiões de MS
Chuva caiu segunda à tarde no Bairro Novos Estados, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Esta segunda-feira (28) trouxe a chuva esperada há mais de um mês em Campo Grande. Antes, ela chegou aos municípios da faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul e veio até em forma de granizo em Rio Brilhante.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Inmet prevê chuva acima da média histórica em agosto para as regiões sul, centro-sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, com acumulados de até 40 milímetros. A previsão contrasta com a tendência de estiagem no restante do Centro-Oeste. As cidades de Ponta Porã, Iguatemi, Dourados e Porto Murtinho estão entre as que podem registrar maior volume de chuvas. Temperaturas acima da média também são esperadas nas regiões central e pantaneira, aumentando o risco de incêndios florestais. O Cemtec prevê chuva até 12 de agosto nas regiões centro-sul, sudoeste e sudeste do estado, com acumulados entre 10 e 60 milímetros. Além disso, o órgão prevê períodos frios entre agosto e outubro, com mínimas entre 5°C e 10°C, devido à chegada de novas massas de ar.

Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) diz que a estiagem vai continuar predominando no Centro-Oeste em agosto, como é esperado no inverno da região, mas Mato Grosso do Sul será uma exceção.

No Estado, municípios da região sul, centro-sul e sudoeste poderão registrar chuva acima da média histórica para o mês. A previsão é de acumulados chegando a 40 milímetros na área azul destacada no mapa abaixo, à esquerda. A faixa abrange cidades como Ponta Porã, Iguatemi, Dourados e Porto Murtinho.


Em agosto, Inmet prevê chuva acima do esperado em regiões de MS
Mapas indicam previsão de chuva e temperaturas em agosto no Brasil (Reprodução/Inmet)

As temperaturas também devem superar a média nas regiões central, onde está Campo Grande, e Pantanal, onde estão Corumbá e Aquidauana.

A maior preocupação está relacionada aos incêndios florestais na região pantaneira, que podem ser impulsionados pela soma de seca e calor excessivo. Entre 1º e 28 de julho, o Estado todo registrou 222 focos de calor identificados pelos satélites do programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Próximos 15 dias - Previsão divulgada ontem (28) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), indica tendência de chuva até 12 de agosto nas regiões centro-sul, sudoeste e sudeste do Estado, com chuvas entre 10 e 60 milímetros acumulados.

Frio - Na previsão trimestral, válida de agosto a outubro, o Cemtec também prevê mais períodos frios. São esperadas novas massas de ar, que podem derrubar os termômetros para mínimas entre 5°C e 10°C.

Com base nos dados dos últimos 30 anos, as médias nos três meses variam de 22°C a 24°C na maior parte do Estado; de 24°C a 26°C na região norte e nordeste; e de 18°C a 22°C nas cidades do extremo sul, na faixa que é sempre mais fria, próxima à fronteira com o Paraguai.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.