Em evento, coordenador defende indígenas como gestores ambientais
Tema foi debatido durante Grande Assembleia do Povo Terena, em Aquidauana
Para o coordenador de Produção Sustentável da Funai ( Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Leiva Martins Pereira, as emergências climáticas ameaçam diretamente os sistemas produtivos das aldeias, por isso, é urgente fortalecer a atuação indígena na gestão ambiental. O assunto foi debatido durante a formação de lideranças indígenas ambientais durante a 18ª Grande Assembleia do Povo Terena, realizada na Terra Indígena Limão Verde, em Aquidauana (MS).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Segundo Martins, uma das alternativas para enfrentamento da crise global está no resgate dos modos de produção tradicionais de alimentos, citando a agricultura Terena como um exemplo vital que está sendo revitalizado em diversas comunidades.
Conforme o coordenador, a Funai trabalha com etnodesenvolvimento e gestão ambiental. Segundo ele, a instituição busca colaborações para fortalecer a autonomia e a sustentabilidade das aldeias, como suporte a projetos e atividades idealizados pelos próprios povos indígenas.
A 18ª Grande Assembleia do Povo Terena foi realizada de 16 a 19 de julho e o resultado foi divulgado hoje pela Funai. O evento é considerado um importante espaço para a articulação política, cultural e social dos povos indígenas do Estado. Na pauta, estavam assuntos como território, saúde, cidadania, educação, cultura, sustentabilidade e os desafios enfrentados pelas comunidades.