ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Em evento, coordenador defende indígenas como gestores ambientais

Tema foi debatido durante Grande Assembleia do Povo Terena, em Aquidauana

Por Inara Silva | 23/07/2025 17:47
Em evento, coordenador defende indígenas como gestores ambientais
Evento reuniu lideranças, anciões, caciques e jovens de diversas aldeias Terena, (Foto: Funai)

Para o coordenador  de Produção Sustentável da Funai ( Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Leiva Martins Pereira, as emergências climáticas ameaçam diretamente os sistemas produtivos das aldeias, por isso, é urgente fortalecer a atuação indígena na gestão ambiental. O assunto foi debatido durante a formação de lideranças indígenas ambientais durante a 18ª Grande Assembleia do Povo Terena, realizada na Terra Indígena Limão Verde, em Aquidauana (MS).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Durante a 18ª Grande Assembleia do Povo Terena, em Aquidauana (MS), o coordenador de Produção Sustentável da Funai, Leiva Martins Pereira, destacou a importância dos indígenas na gestão ambiental, especialmente diante das emergências climáticas que ameaçam os sistemas produtivos das aldeias.O evento, realizado na Terra Indígena Limão Verde, abordou temas como território, saúde e sustentabilidade. Martins enfatizou o resgate dos modos tradicionais de produção de alimentos, citando a agricultura Terena como exemplo, e reforçou o compromisso da Funai em fortalecer a autonomia das comunidades indígenas.

Segundo Martins, uma das alternativas para enfrentamento da crise global está no resgate dos modos de produção tradicionais de alimentos, citando a agricultura Terena como um exemplo vital que está sendo revitalizado em diversas comunidades.

Conforme o coordenador, a Funai trabalha com etnodesenvolvimento e gestão ambiental. Segundo ele, a instituição busca colaborações para fortalecer a autonomia e a sustentabilidade das aldeias, como suporte a projetos e atividades idealizados pelos próprios povos indígenas.

A 18ª Grande Assembleia do Povo Terena foi realizada de 16 a 19 de julho e o resultado foi divulgado hoje pela Funai. O evento é considerado um importante espaço para a articulação política, cultural e social dos povos indígenas do Estado. Na pauta, estavam assuntos como território, saúde, cidadania, educação, cultura, sustentabilidade e os desafios enfrentados pelas comunidades.