ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Horas após exterminar incêndio, fogo retorna em local mais difícil em Bonito

Segundo foco foi identificado nesta tarde, em uma região conhecida como estrada do boiadeiro

Por Gabriela Couto | 22/09/2023 15:07

Em poucas horas após extinguir o incêndio florestal na região de banhado, em Bonito, dois novos focos foram identificados. Um deles em acesso ainda mais difícil. Desde segunda-feira (18), militares trabalham combatendo o fogo que já consumiu e 500 hectares.

A informação é que o local fica ao lado oposto de onde os militares estavam atuando. A área tem o dobro da dificuldade identificada na região alagada, com mato mais alto. No entanto, o perímetro é menor.

Outro foco também foi identificado na área da fazenda São Domingos, atrás do morro da Cohab, conhecida como Estrada do Boiadeiro. A preocupação da população é que o mato no morro está muito seco e o fogo já está próximo das casas da região.

Guarnições de Bonito, Aquidauana, Corumbá e Campo Grande, além do staff de comando da operação do CPA (Centro de Proteção Ambiental ), auxiliam no combate aos incêndios de grandes proporções.

A característica do banhado, semelhante a um pântano, facilita a propagação das chamas, não sendo possível determinar uma direção exata, o que dificultou o combate, além de ser um obstáculo para os militares terem acesso ao local, visto que se trata de uma área de brejo.

Desde o dia 17 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de MS está em alerta para atuar em caso de incêndios florestais no Pantanal, e também no Cerrado e Mata Atlântica, biomas presentes no Estado.

Vale lembrara que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) suspendeu as autorizações ambientais de “queima controlada”, até 31 de dezembro deste ano. Na prática, o período é de cautela e monitoramento constante.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias