Indígenas de Aquidauana iniciam projeto de recuperação florestal
Projeto busca restaurar o Cerrado, fortalecer a cultura Terena e gerar segurança alimentar em aldeia
Na última sexta-feira (23), indígenas Terena da Aldeia Limão Verde iniciaram o plantio de mudas de diversas espécies nativas, como parte do projeto “Semeando o Futuro: Projeto de Coleta de Sementes por Comunidade Indígena Terena de Aquidauana para o Reflorestamento Sustentável”. A ação tem como objetivo promover um reflorestamento ecológico e produtivo no Cerrado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A iniciativa atua em três frentes: preservação da biodiversidade, fortalecimento da cultura Terena e promoção da segurança alimentar. A comunidade será responsável pela coleta, identificação e uso de sementes de espécies nativas como baru, ingá, jatobá, jenipapo e pequi. O plantio será realizado dentro de um sistema produtivo que inclui também cultivos de banana, mandioca, café, guavira, mamão e hortaliças.
Os indígenas da Aldeia Limão Verde também participarão da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, desenvolvendo um projeto prático de recuperação ambiental, com a participação de estudantes da comunidade.
Para o cacique da aldeia, Ademilson Souza, a iniciativa representa um marco na busca por autonomia e valorização cultural, além de ser uma ação sustentável, que impacta diretamente no futuro, na proteção da terra e na garantia de alimento.
O projeto prevê ainda a criação de viveiros comunitários, capacitação de coletores de sementes e geração de renda por meio da venda de sementes nativas. As primeiras mudas foram fornecidas por meio de uma parceria com um viveiro, que cedeu espécies nativas, café e mamão, além da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), que disponibilizou mudas de banana, guavira, hortaliças e pastagem.
Não foram divulgadas quantas mudas e sementes foram plantadas, nem a área total que o projeto pretende abranger. A ação, executada pelos indígenas da Aldeia Limão Verde, em Aquidauana, conta com o apoio do Governo do Estado, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.