Onça-parda segue driblando buscas e PMA intensifica rondas noturnas
Segundo a instituição, animal pode estar transitando pela cidade em busca de comida ou local para se abrigar
Para tentar localizar onça-parda que está "esnobando" as buscas das autoridades, a PMA PMA (Polícia Militar Ambiental) passou a fazer rondas noturnas em Paranaíba, a cerca de 400 quilômetros de Campo Grande. O animal foi visto pela primeira vez na madrugada de segunda (19) e reapareceu na madrugada de terça-feira (20), próximo à Praça da Iacal.
No vídeo mais recente, o felino aparece correndo em direção à Avenida Paraná. O homem que gravou as imagens comenta: "Ó, a onça aqui na cidade. Ô bonita. Entrou na casa de um pessoal, vixi", enquanto acompanha a movimentação do animal. Nenhuma pessoa ficou ferida.
Conforme a PMA, desde os primeiros avistamentos, a instituição mantém patrulhamento preventivo, principalmente durante o período noturno, com foco na segurança da população e proteção da fauna silvestre.
Apesar do segundo registro, a onça ainda não foi localizada. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Alexsandre Melo, o felino tem “esnobado” as buscas. “Ela some durante o dia e aparece à noite”, disse ao Campo Grande News.
“Caso seja constatado, será realizada a captura e contenção do animal. Pedimos à população que, em caso de avistamento, mantenha distância e faça contato com a PMA”, orienta o policial ambiental Bittencourt, em vídeo divulgado à imprensa.
A PMA acredita que o animal esteja em deslocamento em busca de alimento ou abrigo e possa ter se aproximado da zona urbana devido a redução do habitat. A recomendação é que moradores evitem áreas de mata à noite, não tentem capturar o animal e acionem imediatamente a PMA pelo telefone (67) 99282-2278.
No primeiro vídeo, registrado na Vila Santo Antônio, a onça aparece correndo próximo a um cemitério. Ninguém acionou a polícia na ocasião, e o autor da filmagem ainda não foi identificado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.