PMA alerta para os riscos de fake news sobre suposto aparecimento de onça
Imagens e vídeos falsos criados por IA podem desviar o foco das equipes de monitoramento
Após relato de moradores sobre o suposto aparecimento de uma onça na área rural do bairro Vila Nasser, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Mato Grosso do Sul alerta, em nota, sobre as ameaças das informações falsas compartilhadas pelas redes sociais. A PMA confirma a ausência de vestígios ou indícios desses felinos na região e reforça que o monitoramento será mantido.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul emitiu alerta sobre fake news relacionadas ao suposto aparecimento de uma onça na área rural do bairro Vila Nasser. A corporação confirmou a ausência de vestígios do animal na região e mantém o monitoramento da área. A PMA ressalta a importância de verificar fontes oficiais antes de compartilhar informações e alerta sobre os riscos das deepfakes. Como medidas preventivas, recomenda-se evitar circular sozinho em áreas rurais durante a noite, recolher animais domésticos e não deixar alimentos expostos.
A imagem de uma onça circulando pela zona rural do bairro Vila Nasser é falsa e representa a ameaça trazida pela criação de imagens e vídeos sintéticos, conhecidos como deepfakes. O compartilhamento dessas imagens, com alto grau de realismo, pode desviar o foco e os recursos essenciais das equipes em campo que buscam vestígios.
- Leia Também
- Onça-pintada fere gravemente peão no Pantanal do Paiaguás
- PMA descarta presença de onça na Vila Nasser, mas segue monitorando área
Como não cair em fake news? - Para garantir a segurança de todos e a eficácia do trabalho da PMA, é preciso que a comunidade atue ativamente no combate à desinformação. Para não cair em fake news sobre este caso, é importante verificar a fonte antes de repassar qualquer registro e confiar em fontes oficiais, como a PMA, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e demais órgãos e instituições não governamentais.
Não compartilhe nas redes sociais se receber um registro que possa ser verdadeiro. Caso o avistamento seja real, registre-o e encaminhe diretamente aos órgãos ambientais competentes. Como medidas protetivas, evite circular sozinho em áreas rurais ou periféricas durante a noite, não deixe restos de alimentos expostos e recolha os animais domésticos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.