ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Prefeitura inicia revisão do plano de arborização com cinco anos de atraso

Semades afirma já ter minuta pronta e adota novas regras no planejamento

Por Inara Silva | 01/09/2025 18:36
Prefeitura inicia revisão do plano de arborização com cinco anos de atraso
Vista aérea mostra área verde em Campo Grande. (Foto: MPMS/Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande informou que iniciou em 2024 a revisão do Pedau (Plano Diretor de Arborização Urbana), que deveria ter sido atualizado até dezembro de 2019, conforme determina a Lei Complementar nº 184/2011. O atraso levou o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) a abrir inquérito na semana passada para apurar o descumprimento da norma.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Prefeitura de Campo Grande iniciou em 2024 a revisão do Plano Diretor de Arborização Urbana (Pedau), que deveria ter sido atualizado em 2019. O atraso motivou a abertura de inquérito pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul para apurar o descumprimento da norma. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente firmou convênio com a UFMS para elaboração de estudos e diretrizes. Entre as medidas já em prática, está a regra 3-30-300 e a produção de 50 mil mudas anuais pelo Viveiro Municipal Flora do Cerrado.

Convênio com a UFMS

Em nota, a Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Gestão) afirmou que firmou convênio com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que elaborou, ano passado, estudos de diagnóstico da arborização urbana e diretrizes para o planejamento da cidade.

Um grupo técnico formado por servidores municipais escreveu uma minuta do novo projeto de lei. O texto está em análise interna e ainda passará por consulta pública antes de chegar à Câmara Municipal.

Novas medidas em prática

Enquanto a revisão não é concluída, a Prefeitura afirma que já aplica algumas medidas. Entre elas está a regra 3-30-300, referência internacional que prevê três árvores visíveis da casa de cada morador, 30% de cobertura de copa nos bairros e distância máxima de 300 metros para uma área verde qualificada.

O município também destaca a atuação do Viveiro Municipal Flora do Cerrado, que produz mais de 50 mil mudas por ano. Durante a Semana da Árvore, a previsão é distribuir 15 mil mudas frutíferas à população.

O Guia de Arborização Urbana, disponível no site da Semades, também passa por revisão.