Primeiro dia do verão terá tempo instável, com previsão de chuva
Ultima estação do ano, começa às 7h20 deste sábado e segue até o dia 20 de março
O verão começa neste sábado (21), às 7h20 (horário de MS), com previsão de tempo instável e chuvas em diversas regiões do Mato Grosso do Sul. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para possibilidade de tempestades com raios e rajadas de vento em algumas áreas do Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O verão começa neste sábado em Campo Grande, com previsão de tempo instável e chuvas em várias regiões do Mato Grosso do Sul, devido à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica. O Cemtec alerta para a possibilidade de tempestades e rajadas de vento. As temperaturas variam conforme a região, com mínimas entre 22°C e 25°C e máximas que podem chegar a 35°C. Embora não haja previsão de ondas de calor significativas, a estação deve ser marcada por chuvas acima da média, exigindo atenção às condições climáticas adversas.
A instabilidade climática é resultado da formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre Argentina e Paraguai, aliado a um cavado meteorológico e a aproximação de uma frente fria. “Esses fenômenos criam condições favoráveis para chuvas de intensidade fraca a moderada em diferentes cidades”, explica o Cemtec.
As temperaturas mínimas e máximas previstas para este sábado variam de acordo com a região. Em Corumbá, os termômetros devem marcar entre 25 °C e 32 °C. Em Aquidauana e Coxim, as temperaturas ficam entre 24 °C e 30 °C. Na região Norte, Camapuã deve ter mínima de 23 °C e máxima de 30 °C, enquanto em Campo Grande a temperatura varia entre 23 °C e 29 °C.
No Bolsão, Paranaíba e Três Lagoas terão mínima de 24 °C e máxima de 30 °C. Em Porto Murtinho, no Sudoeste, a previsão é de 24 °C pela manhã, podendo chegar a 35 °C ao longo do dia. No Sul, Dourados terá mínima de 22 °C e máxima de 32 °C, assim como Iguatemi. Em Ponta Porã, a variação será de 22 °C a 30 °C. Na região Leste, Anaurilândia deve registrar mínima de 22 °C e máxima de 32 °C.
O verão, que se estende até o dia 20 de março, não deve apresentar ondas de calor significativas, mas é caracterizado por elevação de temperatura e dias mais longos. As chuvas acima da média esperadas para a estação reforçam a necessidade de atenção redobrada para condições climáticas adversas.