UFMS é classificada como 15º melhor faculdade em sustentabilidade no País
Universidade também aparece no ranking como 31ª mais sustentável da América do Sul e 851ª do mundo
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) é a 15ª universidade do Brasil que mais contribui, por meio de práticas de ensino, pesquisa e extensão, para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade. Entre as faculdades federais, esteve entre as 11 primeiras. Na América do Sul, foi classificada como 31ª, e no mundo como 851ª.
A pesquisa que revelou a importância que a universidade dá para o desenvolvimento sustentável foi a QS World University Ranking – Sustainability. A edição de 2025 é internacional e levou em conta estudos feitos em 1.744 instituições de todo o mundo.
De acordo com a descrição da pesquisa, o objetivo dela é refletir o papel das universidades enquanto catalisadoras de mudanças positivas para um futuro mais sustentável, buscando alinhar suas ações aos objetivos de desenvolvimento sustentável. As avaliações são organizadas em três categorias: impacto ambiental, impacto social e governança.
O Leonardo Chaves de Carvalho, diretor de Sustentabilidade (Dides) da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, ressalta o esforço coletivo e as ações estratégicas lideradas pela gestão. “Entre elas, destaca-se o aumento de projetos de extensão e pesquisa relacionados com meio ambiente, sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), avanço na internacionalização e nas questões de cidadania e o desenvolvimento de práticas administrativas éticas e transparentes, com políticas institucionais implementadas que contemplam três vertentes: ambiental, social e governança”, informa.
O diretor ainda revela que, para o próximo ano, o foco da UFMS será a consolidação de iniciativas que integrem sustentabilidade, inovação e cidadania. “Um marco importante será a atuação da recém-criada Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade, a primeira desse tipo entre as universidades federais, que contribuirá significativamente para alcançar resultados ainda mais expressivos.”, conclui.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.