Regiões turísticas terão R$ 522 mil para "fortalecimento estratégico"
Projetos envolvem ações nas regiões Cerrado Pantanal, Caminhos da Fronteira e promoção nacional

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul abriu três editais de chamamento público para selecionar entidades da sociedade civil interessadas em firmar parcerias com o governo estadual. Os projetos têm como foco o fortalecimento da governança turística em regiões estratégicas e a promoção de destinos de Mato Grosso do Sul para o mercado nacional.
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A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul lançou três editais de chamamento público para parcerias com entidades civis, totalizando investimentos de R$ 522 mil. Dois editais, de R$ 96 mil cada, visam fortalecer as Instâncias de Governança Regionais nas regiões Cerrado Pantanal e Caminhos da Fronteira. O terceiro edital, no valor de R$ 330 mil, destina-se à promoção dos destinos turísticos sul-mato-grossenses para agentes e operadores de turismo brasileiros, incluindo eventos promocionais e viagens de familiarização. As ações buscam aumentar o fluxo de visitantes e fortalecer o desenvolvimento turístico regional.
As informações completas estão no DOE (Diário Oficial do Estado) desta quarta-feira (23). Dois editais preveem apoio financeiro de até R$ 96 mil cada para ações voltadas ao fortalecimento das IGRs (Instâncias de Governança Regionais) das regiões turísticas Cerrado Pantanal e Caminhos da Fronteira.
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Essas IGRs são grupos formados por representantes do setor público, privado e da sociedade civil que atuam em conjunto no planejamento e desenvolvimento do turismo local. O objetivo dos projetos é fortalecer essas entidades, promovendo articulação entre os municípios e impulsionando o setor de forma regionalizada.
Na região Cerrado Pantanal, a iniciativa deve envolver os municípios de Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
Já na região Caminhos da Fronteira, os projetos devem abranger Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.
As organizações interessadas poderão apresentar propostas que envolvam ações como: organização de agendas e reuniões das instâncias, representações em eventos, proposição de projetos, captação de recursos e divulgação de eventos regionais.
O terceiro edital, com valor de até R$ 330 mil, é voltado à promoção dos destinos turísticos sul-mato-grossenses para agentes e operadores de turismo de todo o Brasil. O foco é aumentar o fluxo de visitantes para o Estado, com ações que envolvam desde eventos promocionais até famtours (viagens de familiarização para agentes e operadores de turismo).
Entre as despesas previstas, estão a contratação de empresas para executar eventos, logística de transporte e hospedagem, além de assessoria para elaboração e prestação de contas do projeto.
Todas as ações devem estar alinhadas com as políticas estaduais de fortalecimento da governança e da comercialização turística. Além da publicação do DOE de hoje, mais informações podem ser conferidas no site da Fundação de Turismo.
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