ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 24º

MiAuNews

Após matéria, Pitbull que chorou de saudade retorna para criança autista

Mãe do menino, contou à reportagem, que Thor faz parte de recurso terapeutico e estava sumido há 15 dias

Por Clara Farias | 07/04/2025 16:57

Pitbull que comoveu as redes sociais na sexta-feira (4), ao chorar de saudade do dono, voltou para casa nesta segunda-feira (7). O cachorro, chamado Thor, pertence a um menino de apenas 4 anos, diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ele faz parte de um recurso terapêutico utilizado para neutralizar os picos de irritabilidade da criança.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O pitbull Thor, que emocionou as redes sociais ao chorar de saudade do dono, voltou para casa após 15 dias desaparecido. Thor é parte essencial da terapia de um menino de 4 anos com autismo, ajudando a neutralizar picos de irritabilidade. O reencontro foi possível após a mãe do menino ver uma matéria sobre o cão no Campo Grande News. A técnica de enfermagem Geovana, mãe do menino, relatou que Thor é um reforçador positivo no tratamento do filho. A protetora Sandra, que resgatou Thor, ficou emocionada ao devolvê-lo, destacando a importância do cão na vida da criança.

O reencontro só foi possível após a mãe do menino ver a matéria publicada no Campo Grande News, na última sexta-feira. A sugestão de pauta chegou pelo canal Direto das Ruas. A técnica de enfermagem Geovana Fátima Gurgel, de 26 anos, contou à reportagem que o animal estava desaparecido havia 15 dias.

"Nós resgatamos ele já grande há uns dois anos de um cara, aqui de Campo Grande mesmo, e desde então ele ficou muito apegado ao meu filho e meu filho à ele. A gente usa ele, dependendo como está o nível de irritabilidade, como reforçador", explicou Geovana.

O cachorro atua como reforçador positivo no processo terapêutico da criança autista. Isso significa que é utilizado como estímulo para incentivar comportamentos desejados, como a comunicação, a realização de tarefas e o autocontrole emocional.

Após matéria, Pitbull que chorou de saudade retorna para criança autista
Menino abraçando Thor (Foto: Arquivo Pessoal)
Após matéria, Pitbull que chorou de saudade retorna para criança autista
Geovana (à direita), e protetora Sandra segurando Thor pela guia (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesse contexto, a presença do cão após uma ação positiva ajuda a fortalecer vínculos, promover aprendizado e ampliar a motivação da criança durante a rotina terapêutica, conforme orientação do Conselho Federal de Psicologia.

A mãe relata que, após o desaparecimento, chegou a fazer publicações nas redes sociais, em contas privadas, e quase caiu em um golpe. “Pensei: ‘se aqui, postando no meu privado, estão tentando me enganar, imagina se eu publico em grupos maiores’”, relatou.

Geovana também contou que reconheceu o cachorro pela coleira e pela ponta branca no rabo. “A gente já estava perdendo as esperanças de encontrar ele. Ele é um cachorro extremamente dócil e obediente. O que mais me comoveu foi o vídeo dele chorando de saudade. Quando meu filho o viu, começou a abraçar. É isso que aquece o coração”, finalizou, aliviada.

Para a protetora que resgatou Thor, Sandra Costa Luiz de França, o final feliz dessa história revigorou o dia. "O pitbull faz parte da terapia com a criança. Eu estou toda arrepiada, quando eu falei com a Geovana de manhã eu chorei. Eu falei: 'eu ganhei meu dia'. Conseguir entregar para esse menino, depois de ter rezado para o tutor aparecer. Olha, estou muito emocionada", disse à reportagem.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias