ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Campo Grande e Dourados são recordistas em denúncias sobre eleições

A Capital é responsável por quase metade das irregularidades registradas pelas Justiça Eleitoral

Tainá Jara | 14/11/2020 09:21
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Capital é campeã em denúncias de irregularidade nas eleições (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Capital é campeã em denúncias de irregularidade nas eleições (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Dois maiores colégios eleitorais de Mato Grosso do Sul, Campo Grande e Dourados são os municípios com maior número de denúncias durante a campanha nas eleições municipais de 2020. O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, recebeu mais de 900 ilegalidades comunicada por eleitores.

De acordo com o TRE-MS (Tribunal de Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), aplicativo recebe apenas denúncias relativas a irregularidades na propaganda eleitoral. Mesmo assim, as ocorrências não foram poucas.

A Capital, onde há 16 candidatos a prefeito e 783 concorrendo ao cargo de vereador, responde por mais da metade das denúncias. Foram 428 desde o início da campanha eleitoral, no final de setembro.

A diferença é de 379 registros em relação ao segundo colocado. No município de Dourados, campanhas receberam 49 denúncias.

“Segundo levantamento em cartório entre as denúncias mais comuns, estão impulsionamento de conteúdo sem os requisitos legais, propaganda em prédios públicos, além de adesivos e carreatas”, afirmou o presidente do TRE-MS, João Maria Lós.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Estão na lista dos 10 municípios com maior número de denúncias Paranaíba (36), Jardim (33), Corumbá (25), Deodápolis (22), Dois Irmãos do Buriti (20), Três Lagoas (18), Douradina (17) e Itaquiraí (16). Estas cidades não estão entre os mais numerosos colégios eleitorais do Estado.

Registraram apenas 1 denúncia os municípios de Alcinópolis, Bataguassu, Caracol, Costa Rica, Iguatemi, Japorã, Juti, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria e Tacuru. Dezesseis cidades do Estado não registraram denúncias.



Nos siga no Google Notícias