ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Política

Presidente encerra trabalhos do Legislativo e considera atuação independente

Vereadores apresentaram mais de 400 projetos, com 124 sessões e 96 proposições do Executivo avaliadas

Por Kamila Alcântara e Fernanda Palheta | 19/12/2024 14:39
Vereador Carlão (PSB) ao centro, que foi presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande por dois mandatos (Foto: Izaias Medeiros)
Vereador Carlão (PSB) ao centro, que foi presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande por dois mandatos (Foto: Izaias Medeiros)

Última sessão na Câmara Municipal de Campo Grande, nesta quinta-feira (19), foi marcada com relatório dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2024 e a saída do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão do PSB, da presidência da Mesa Diretora.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A última sessão da Câmara Municipal de Campo Grande, realizada em 19 de dezembro, destacou o relatório dos trabalhos de 2024 e a saída do vereador Carlos Augusto Borges da presidência. Durante o ano, foram apresentados 427 projetos e realizadas 124 sessões, além de 37 audiências públicas. O vereador Carlão enfatizou a independência da atuação legislativa e mencionou a possibilidade de Epaminondas Vicente Neto assumir a presidência no próximo ano. A comissão de recesso será composta por cinco vereadores e as atividades da Câmara retornarão em 1° de janeiro de 2025, com a posse dos novos vereadores e a sessão inaugural marcada para 17 de fevereiro.

De acordo com o balanço, os 29 vereadores de Campo Grande promoveram a apresentação de 427 projetos, entre leis, decretos, leis complementares e resoluções. Ao todo, foram 124 sessões, divididas em, ordinárias, extraordinárias e solenes. Audiências públicas somam 37, além de 20,1 mil indicações lidas e mais de 3 mil ofícios expedidos ou recebidos.

Já as proposições do Executivo enviadas para apreciação, discussão e votação dos vereadores somaram 96, com 41 leis aprovadas e apenas um veto em tramitação. Eleito por unanimidade para a Mesa Diretora, em 2021, Carlão avaliou a atuação dos colegas do legislativo muito independente.

“Nossa atuação não foi subserviente, não foi uma extensão do gabinete da Prefeitura, mas, sim, independente. Em primeiro de janeiro uma nova presidência será escolhida e ela deve ajudar o Executivo, mesmo quando houver discordância, será para o bem da população”, defendeu Carlão.

Reeleito para mais um mandato como vereador da Capital, com 6,9 mil votos, ele não discorda da possibilidade de Epaminondas Vicente Neto, o Papy (PSDB), para a presidência no ano que vem, mas, também não vê problema em uma indicação vinda da prefeita Adriane Lopes (PP). Por fim, deixou o cargo emocionado por sua trajetória política.

Última sessão da Câmara Municipal de Campo Grande em 2024 (Foto: Izaias Medeiros)
Última sessão da Câmara Municipal de Campo Grande em 2024 (Foto: Izaias Medeiros)

Comissão de Recesso - Entre os dias 20 e 31 de dezembro, vão atuar no período de recesso parlamentar, cinco vereadores escolhidos pela Câmara. Desta vez, assumem a função: Papy; Ademar Vieira Júnior, o Júnior Coringa (MDB); Beto Avelar (PP); Clodoilson Pires (Podemos) e Ronilço Cruz, o Ronilço Guerreiro (Podemos).

As atividades da Casa de Leis retornam no dia 1° de janeiro, com a solenidade de posse dos 29 vereadores eleitos. O evento será às 16h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Os trabalhos em plenário da 12ª Legislatura iniciam no dia 17 de fevereiro, com a sessão inaugural, às 9h. No dia seguinte (18), acontece a primeira sessão ordinária de 2025.

Nos siga no Google Notícias