ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  12    CAMPO GRANDE 24º

Política

Papy diz ter mais apoio à presidência da Câmara, mas esbarra nos "4 do PP"

Vereador do PSDB garante que já tem 25 assinaturas dos eleitos, mas ainda não é consenso na Casa de Leis

Por Silvia Frias e Fernanda Palheta | 12/12/2024 10:44
Vereador Papy garante que tem 25 assinaturas, mas está ciente do possível desfalque do Avante (Foto/Divulgação/Izaías Medeiros)
Vereador Papy garante que tem 25 assinaturas, mas está ciente do possível desfalque do Avante (Foto/Divulgação/Izaías Medeiros)

De assinatura em assinatura, o vereador Epaminondas Vicente Silva Neto, o Papy (PSDB), está pavimentando o caminho até a presidência da Câmara Municipal de Vereadores. Agora, ele garante que tem apoio de 25 dos 29 parlamentares eleitos, mas o consenso ainda não foi possível justamente pelos “4 do PP”, já que o vereador Roberto Avelar, o Beto Avelar (PP) tem interesse na cadeira.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O vereador Epaminondas Vicente Silva Neto (PSDB), conhecido como Papy, busca a presidência da Câmara Municipal de Vereadores e afirma ter o apoio de 25 dos 29 parlamentares. A principal oposição vem do PP, que possui quatro vereadores e busca formar uma chapa própria, embora ainda não tenha iniciado a articulação efetivamente. Apesar da possível aliança entre o PP e o Avante, Papy se mostra confiante, considerando as negociações bem encaminhadas e destacando a importância de um consenso para auxiliar a prefeita. A eleição para a mesa diretora ocorrerá no início de 2025.

Papy disse que conseguiu chegar a 25 ontem (11), quando recebeu apoio dos eleitos Ademar Vieira Junior, o Junior Coringa (MDB) e Marquinhos Trad (PDT). A articulação de manhã foi atribulada, já que a Câmara Municipal de Vereadores teve sessão com a votação da reforma administrativa. Porém, depois conseguiu fechar acordo.

“Espero que tenha chapa de consenso com todos, eu acho que esse é o melhor caminho para Câmara, os colegas estarem juntos na direção da casa, acho importante para ajudar a prefeita”, disse Papy.

A pedra no caminho, no entanto, é o PP. Com quatro vereadores eleitos, tentam montar uma chapa, mas, para isso, precisam do apoio de mais três parlamentares. “Mas ainda é cedo”, disse Beto Avelar. Líder da prefeitura na Câmara, Avelar falou que as prioridades foram as eleições, a votação da reforma administrativa e, hoje (12), a votação do orçamento. “Aí que vamos fortalecer a articulação”, diz.

Para a próxima legislatura, o PP tem, além de Avelar, Riverton Francisco de Souza, o Prof. Riverton, Maicon Nogueira e Delei Pinheiro.

Avelar diz que não ficará tarde para ainda iniciar a articulação, a 20 dias da eleição da Mesa Diretora.  O PP espera contar com apoio do Avante, da base da defesa. Na próxima legislatura, foram eleitos Wilson Lands e Wilson Celeste Candelorio, o Leinha.

Papy está ciente do desfalque do Avante. “É claro que, se tiver uma modificação, eles têm a tendência de acompanhar possível candidatura do PP”, disse. Mas, segundo o vereador, as conversas estão bem encaminhadas. “O Avante é partido diferente, não é o PP, é outro partido, com outros dois vereadores e precisa ser respeitado como tal, precisa ter o seu espaço garantido”.

A Câmara tem 29 vereadores, sendo que 14 foram reeleitos. A eleição para o comando da Casa pelos dois primeiros anos da próxima legislatura será no começo de 2025, após a posse dos eleitos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias