Projeto de lei quer proibir o tráfego de caminhões pesados no Parque dos Poderes
Deputado afirma que o aumento do tráfego desse tipo de veículo e acidentes recentes motivaram a iniciativa

Foi apresentado na manhã desta quarta-feira (22), durante sessão ordinária da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o Projeto de Lei nº 268/2025, que propõe proibir o tráfego de veículos pesados no Parque dos Poderes.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul propõe proibir a circulação de caminhões com cinco eixos ou mais no Parque dos Poderes. A medida exclui apenas veículos de serviços essenciais, que deverão ter autorização prévia para circular na região. A proposta, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), surge após recente acidente envolvendo um caminhão frigorífico na área, que é muito utilizada para atividades físicas. A restrição abrangerá as principais avenidas do complexo, incluindo a Avenida do Poeta e a Desembargador José Nunes da Cunha.
O texto prevê a proibição da circulação de caminhões com cinco eixos ou mais nas vias públicas do Parque dos Poderes, abrangendo veículos longos e pesados, como rodotrem, caminhão-trator trucado com semirreboque ou reboque, caminhão com reboque, bitrem, treminhão, caminhão canavieiro, caminhão de grãos, entre outros da mesma categoria.
- Leia Também
- Eduardo Rocha deixa Casa Civil e Walter Carneiro deve assumir pasta esta semana
- Motorista erra trajeto e tomba caminhão carregado de carne no Parque dos Poderes
Ficam fora da restrição apenas veículos de serviços essenciais, que deverão ser devidamente identificados, como os utilizados em manutenção de vias, iluminação pública, coleta de lixo e atendimentos de emergência. Os horários de circulação desses veículos deverão ser previamente autorizados pelo órgão competente.
A restrição será válida para as avenidas do Poeta, Desembargador José Nunes da Cunha, Waldir dos Santos Pereira, André Junqueira Fortes, Marcelo de Castro Fontes Júnior e Dr. Fadel Tajher Iunes. A proposta seguirá para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).
Autor do projeto, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) afirma que a medida busca proteger pessoas, animais e a vegetação do local. Ele ressalta que as obras recentes na região, como a construção de condomínios e do viaduto, aumentaram o fluxo de veículos no entorno.
“Esse acidente que aconteceu agora, o tombamento de um veículo carregado de carne aqui, já chamou a atenção para o fato de que outros acidentes podem ocorrer com caminhões pesados. Então, a gente tem de proteger a área, pois ela é muito usada para atividade física, corridas, caminhadas e ciclismo. No fim de semana, o movimento é intenso”, comentou o deputado.
Na última sexta-feira (17), um caminhão-baú frigorífico carregado de carne tombou na rotatória da Avenida do Poeta com a Rua Dr. Abdalla Duailibi, no Parque dos Poderes. O motorista contou que seguia para Corumbá, mas errou o trajeto ao passar pelo pontilhão da BR-163 com a Avenida Ministro João Arinos.
Quando o motorista tentou contornar a rotatória, o caminhão perdeu o controle em razão do deslocamento da carga. O óleo diesel vazado do tanque espalhou-se pela pista, mas foi contido rapidamente.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.