ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 28º

Política

Projeto que autoriza atuação dos Legendários junto à Defesa Civil é aprovado

Iniciativa prevê que voluntários civis atuem em situações de risco e de calamidades públicas em Campo Grande

Por Ketlen Gomes | 13/11/2025 14:31
Projeto que autoriza atuação dos Legendários junto à Defesa Civil é aprovado
Autor do projeto, vereador Herculano Borges, ao lado de Legendários e de coordenador municipal da Defesa Civil. (Foto: Divulgação)

Na sessão ordinária desta quinta-feira (13), os vereadores de Campo Grande aprovaram, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 12.124/2025, que institui o programa GVBS (Grupo de Voluntários de Busca e Salvamento). A proposta, de autoria do vereador Herculano Borges (Republicanos), segue agora para sanção da prefeita Adriane Lopes (PP).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 12.124/2025, que institui o programa “Grupo de Voluntários de Busca e Salvamento – GVBS”. De autoria do vereador Herculano Borges, a proposta visa organizar e capacitar cidadãos para atuar voluntariamente em ações de resgate e apoio humanitário em situações de risco ou calamidades públicas. O grupo atuará em conjunto com a Defesa Civil Municipal, promovendo treinamentos e campanhas educativas. O projeto agora aguarda sanção da prefeita Adriane Lopes. O grupo cristão Legendários Ponte da Pedra, conhecido por atuações em desastres pelo País, acompanhou a votação e apoia a iniciativa.

Embora o texto não cite diretamente o grupo, os Legendários Ponte da Pedra acompanharam a votação e participaram da mobilização pela aprovação. O diretor do grupo cristão, Paulo Fernando Barbosa, afirmou que os Legendários já atuam em diversas regiões do país em ações de resgate e apoio humanitário.

“O Legendários é um grupo de homens cristãos que atua em todo o Brasil, com o lema de nunca abandonar a família e de não deixar nenhum amigo para trás. Quando o País enfrentou desastres como no Rio Grande do Sul e, recentemente, em Rio Bonito (PR), os Legendários estiveram lá”, disse Paulo.

O projeto cria o programa com o objetivo de organizar e capacitar cidadãos para atuar, de forma voluntária e sem remuneração, em ações de busca, salvamento, prevenção e apoio humanitário em situações de risco, desastres ou calamidades públicas.

De acordo com a proposta, o grupo atuará em conjunto com a Defesa Civil Municipal e poderá incluir organizações da sociedade civil devidamente credenciadas. O programa também prevê o fortalecimento de campanhas educativas e de prevenção, além da promoção de treinamentos e capacitação para os participantes.

Na justificativa, Herculano afirma que o projeto “busca fortalecer a atuação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil por meio do trabalho conjunto e coordenado de voluntários capacitados”, o que, segundo ele, contribuirá para “a proteção da população campo-grandense diante de eventos adversos, sejam eles naturais, tecnológicos ou antrópicos”.

O texto ainda cita exemplos de grupos voluntários de busca e salvamento que atuam em outras regiões do país, como a RNBS (Rede Nacional de Brigadas Voluntárias), o GRM (Grupo de Resgate em Montanha) e o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres).

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Enéas Neto, também acompanhou a sessão e elogiou a proposta. “Estou muito surpreso e feliz com a criação do comitê de voluntariado, que vai subsidiar os trabalhos da Defesa Civil”, afirmou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.