ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

TCU investiga uso de avião da FAB por Moraes após denúncia de MS

Tribunal de Contas da União definiu, nesta quarta (23), relator do caso; MPF optou pelo arquivamento

Por Gustavo Bonotto | 23/04/2025 21:14
TCU investiga uso de avião da FAB por Moraes após denúncia de MS
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, durante agenda em Brasília (DF). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu abrir uma investigação sobre o uso de avião da FAB (Força Aérea Brasileira) pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, para viagens que, segundo o advogado sul-mato-grossense Enio Martins Murad, seriam pessoais.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (23), após denúncia que acusa o ministro de utilizar o recurso público sem justificativa de interesse público. Na representação, Murad também pede o desconto da remuneração de Moraes pelos dias em que ele teria faltado ao trabalho devido às viagens.

Diferentemente do MPF (Ministério Público Federal), que arquivou a denúncia sumariamente, o TCU dará andamento ao caso. O ministro Bruno Dantas Nascimento foi designado como relator da investigação.

Ainda conforme a representação de Murad, “existem fortes indícios de que o Excelentíssimo Senhor Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes utilizou avião da Força Aérea Brasileira para deslocar-se da Capital Federal para São Paulo/SP, sem, contudo, justificar se houve atendimento ao interesse público relevante e que autorizasse a realização dessa despesa custeada pelo Povo Brasileiro.”

Sites nacionais informaram que o ministro usou voo da FAB para ir a São Paulo em 26 de março e no dia seguinte, 27, esteve presente na Neo Química Arena acompanhando o jogo entre Corinthians e Palmeiras. Moraes é corintiano.

De acordo com a Folha de São Paulo, o magistrado participou, também da capital paulista, do seminário "Democracia, Justiça, Política e o Futuro do Ministério Público na Perspectiva Feminina". Segundo o advogado Enio Murad, os eventos dos quais o ministro participou não dizem respeito aos “interesses nacionais ou ao exercício regular das atividades da magistratura” e por isso teria incorrido em improbidade administrativa.

Murad é conhecido nacionalmente por ter, por um período, sido defensor do ex-marido da apresentadora Ana Hickmann, Alexandre Corrêa. Também teve seu nome vinculado às denúncias contra conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e magistrados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Ele participa ainda de duas séries documentais de investigação policial produzidas pela Amazon Prime Video: a série Casos Policiais e Outros Crimes, em que vai explicar juridicamente 18 crimes de grande repercussão nacional e internacional e “A Máfia da Toga”, que abordará o combate à corrupção e contara a história do Tribunal de Contas de MS e casos de corrupção entre desembargadores do TJMS.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias