ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 20º

Política

Vereadores criam frente para propor ações voltadas às favelas da Capital

Grupo parlamentar vai discutir moradia, renda e cidadania em comunidades periféricas da cidade

Por Kamila Alcântara | 07/08/2025 17:18
Vereadores criam frente para propor ações voltadas às favelas da Capital
Corredor de acesso aos barracos da antiga Favela do Mandela, que hoje não existe mais (Foto: Marcos Maluf)

Foi promulgada nesta quinta-feira (7), por meio de resolução publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores, no âmbito da Câmara Municipal. A medida é de autoria da própria Casa e visa propor ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades e à garantia de direitos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Câmara Municipal de Campo Grande cria Frente Parlamentar em Defesa das Favelas. A iniciativa, publicada no Diário Oficial, visa propor ações para o desenvolvimento socioeconômico e garantia de direitos dos moradores dessas comunidades. A frente atuará em áreas como habitação, educação, saúde, segurança, cultura e geração de renda.O órgão suprapartidário promoverá audiências públicas, acompanhará projetos de lei e estimulará o empreendedorismo local. Além disso, buscará incluir programas específicos no Plano Plurianual e na Lei Orçamentária Anual. A composição da frente será definida pela Mesa Diretora da Câmara, que também prestará apoio às atividades e divulgação das ações.

De acordo com a resolução, a frente será um órgão suprapartidário, com foco na articulação de políticas públicas nas áreas de habitação, educação, saúde, segurança, cultura e geração de renda para moradores de favelas e periferias da Capital.

Entre as atribuições da nova frente estão: promover audiências públicas e seminários, acompanhar projetos legislativos relacionados a áreas vulneráveis, estimular o empreendedorismo nas comunidades e propor a inclusão de programas específicos no PPA (Plano Plurianual) e na LOA (Lei Orçamentária Anual).

A frente parlamentar também poderá se reunir fora da sede da Câmara, inclusive fora do Estado, quando o tema em debate justificar. A composição dos integrantes será definida por ato da Mesa Diretora.

O texto estabelece que a Câmara prestará apoio às atividades da frente e incentivará a divulgação de suas ações junto à sociedade. A resolução foi assinada pelo presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), e entra em vigor na data da publicação.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Censo de 2022, apontam que só em Campo Grande são 16 comunidades. O estudo também revelou problemas graves de saneamento, como o uso de buracos como banheiro em mais de mil residências. A maior parte da população que vive nesses locais é parda (61,6%) e tem, em média, 25 anos de idade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.