Tecnologia de ponta alivia efeitos do aumento da próstata
O urologista Celso Pimenteira, destaca a importância do diagnóstico precoce e dos exames de rotina
Com mais de 25 anos de atuação na medicina, o urologista Dr. Celso Pimenteira reforça a importância da prevenção e do acompanhamento regular da saúde masculina. Em entrevista ao Campo Grande News, ele chama atenção para a necessidade de quebrar tabus e buscar orientação médica ainda antes dos 50 anos.
“Grande parte dos homens ainda tem resistência em procurar o urologista, mas é justamente o acompanhamento precoce que pode evitar complicações no futuro”, explica o médico.
Exames que salvam vidas
Entre os principais exames indicados para a saúde masculina estão o PSA (exame de sangue) e o toque retal — ambos essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais frequente entre os homens no Brasil.
Os exames devem ser feitos de forma regular, a partir dos 45 anos, ou até antes, dependendo do histórico familiar e fatores de risco.
“O cuidado contínuo é o melhor caminho para uma vida longa e com qualidade”, reforça.
Segundo Dr. Celso, manter hábitos saudáveis, como boa alimentação e atividade física regular, também influencia diretamente na saúde urológica.
Hábitos que fazem a diferença
Além dos exames, o médico destaca que a saúde urológica está diretamente ligada ao estilo de vida. “Boa alimentação, prática de atividades físicas e evitar o tabagismo são atitudes simples que trazem grandes benefícios”, explica.
Dr. Celso atende em Campo Grande (MS) com foco na prevenção, acolhimento e orientação clara, para que seus pacientes sintam segurança em todas as etapas do cuidado com a saúde.