ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  03    CAMPO GRANDE 29º

Saúde e Bem-Estar

Com mais 4 vítimas, chikungunya chega a 16 mortes em MS

Maracaju acumula maior número de óbitos por chikungunya no Estado

Por Geniffer Valeriano | 03/08/2025 09:10
Com mais 4 vítimas, chikungunya chega a 16 mortes em MS
Mosquito transmissor da dengue e chikungunya (Foto: Divulgação/Fiocruz)

O número de mortes causadas por chikungunya subiu para 16 em Mato Grosso do Sul, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta semana. Quatro novos óbitos foram confirmados na quinta-feira (31).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul registrou quatro novas mortes por chikungunya, elevando o total para 16 óbitos no estado. Entre as vítimas está uma mulher de 28 anos, sem comorbidades, a mais jovem até o momento. As outras três mortes ocorreram em Maracaju, município que lidera em número de óbitos. O estado contabiliza mais de 13,6 mil casos prováveis da doença, dos quais 6,6 mil foram confirmados laboratorialmente. Setenta gestantes foram infectadas em 2023. Figueirão e Antônio João apresentam alta incidência, enquanto outros oito municípios registram incidência média.

Entre as vítimas está a mais jovem registrada até o momento, uma mulher de 28 anos, moradora de Iguatemi, que não tinha nenhuma comorbidade relatada. Ela apresentou os primeiros sintomas no fim de março e morreu em 14 de abril.

As outras três mortes ocorreram em Maracaju, município que concentra o maior número de óbitos pela doença no Estado, com um total de seis. As vítimas foram duas mulheres, de 66 e 86 anos, e um homem de 53 anos. Todos eram hipertensos, e uma das mulheres também tinha obesidade e diabetes.

O boletim aponta que Mato Grosso do Sul já acumula mais de 13,6 mil casos prováveis de chikungunya, sendo que 6,6 mil foram confirmados por exames laboratoriais. Ainda segundo os dados, 70 gestantes foram infectadas pelo vírus neste ano.

Nos últimos 14 dias, os municípios de Figueirão e Antônio João apresentaram alta incidência da doença. Já em Jateí, Nioaque, Inocência, Anastácio, Maracaju, Deodápolis, Sonora e Jaraguari a incidência foi considerada média.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.