ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  03    CAMPO GRANDE 28º

Artigos

Até que os leões tenham seus próprios historiadores...

Por Kleber Aparecido da Silva (*) | 03/08/2025 08:30

Para muitos brasileiros Cristóvão Colombo foi o grande descobridor da América. E para outros foi uma das maiores farsas da História Ocidental. Mas, afinal, quem foi Cristóvão Colombo?. A vida de Cristóvão Colombo foi um imenso mistério por centenas de anos. Construído com o propósito de manter o mundo em geral às escuras sobre a sua identidade, com exceção de uns poucos escolhidos que sabiam a verdade, a vida de Cristóvão Colombo sempre foi um labirinto. Ele enganou muita gente por mais de 500 anos. Alguns foram induzidos a aceitar mentiras. Outros a descartar verdades. E o que nos dizem os nossos livros (didáticos e científicos)?

No livro “Portugal e o Segredo de Colombo”, de autoria de Manuel da Silva Rosa, lançado em 2019, propõe-se uma nova visão para a vida de um dos mais consagrados e desconhecidos navegadores. Aclamado como herói em seus dias, foi ainda armado cavaleiro da espora dourada e agraciado com fama e glória de tal forma que poucos seres humanos o conseguiram suplantar. O que apresento neste artigo é um conjunto de informações que ajudam o/a leitor/a a entender quem era o homem a quem chamamos Colombo. E o que deveras fazia em Castela?. O descobridor passou a primeira parte de sua vida em Espanha como agente duplo, ao serviço do rei D. João II, de Portugal. E, nessa qualidade, ele foi um agente do mal quando necessário. O descobridor da América bem pode ter sido o melhor agente duplo da História. Porque conseguiu manter seu segredo durante mais de 500 anos. Não somos os primeiros a declarar que ele era um agente duplo. Mas nunca fora possível reunir evidências que o comprovam tão bem como vai ser, agora, desvendado neste livro.

Este livro teve tanto impacto da sociedade moderna, que a cidade de São Francisco/Estados Unidos, onde eu residi em 2022/2023 quando eu estive como pesquisador visitante em Stanford University, decidiu retirar a estátua de Cristóvão Colombo. Por quê? Após manifestação, estudos e investigações científicas chegaram à conclusão de que a chegada de Colombo na América resultou no genocídio de centenas de grupos indígenas que habitam no continente. "Destrua todos os monumentos do genocídio e mate todos os colonizadores". Será que isto não deveria ser feito no Brasil em lugares que ainda desconhecem a verdadeira história e, por sua vez, idolatram estas figuras colonizadoras? Precisamos decolonizar o Brasil pois até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador! Pense nisto!.

(...) Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caça continuarão a glorificar o caçador". Este provérbio africano contém uma metáfora muito profunda. A partir dela, faço um comentário final: Para (re)conhecer as lutas dos "dominados", não podemos ter como fonte somente a história contada pela classe dominante, mas é preciso escutar atentamente as vozes dos oprimidos!.

(*) Kleber Aparecido da Silva, professor do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.