Mulheres em vulnerabilidade social recebem DIUs em ação da prefeitura
Mutirão ocorre nesta sexta-feira (1º) e é voltado a pacientes em idade fértil

A Prefeitura de Campo Grande vai oferecer, nesta sexta-feira (1º), a inserção gratuita de DIUs (Dispositivos Intrauterinos) para 50 mulheres em idade fértil que vivem na região das Moreninhas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Prefeitura de Campo Grande realizará, nesta sexta-feira, a inserção gratuita de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) para 50 mulheres em idade fértil na região das Moreninhas. A ação acontecerá na Unidade de Saúde da Família Dr. Judson Tadeu Ribas, visando ampliar o acesso a métodos contraceptivos em áreas vulneráveis. As beneficiárias foram identificadas durante visitas domiciliares, e o procedimento será realizado por profissionais dos programas de residência médica. Atualmente, 26 unidades de saúde da Capital oferecem o serviço de inserção de DIU, com as demais encaminhando pacientes ao Centro de Especialidades Médicas.
A iniciativa acontece na USF (Unidade de Saúde da Família) Dr. Judson Tadeu Ribas. Conforme divulgado, a ação tem o objetivo de oportunizar a utilização de métodos contraceptivos às mulheres de áreas de vulnerabilidade.
- Leia Também
- Saiba onde encontrar DIU gratuito na Capital, método com 99% de eficácia
- SUS incorpora DIU hormonal e desogestrel para tratamento de endometriose
As pacientes foram selecionadas por meio de uma busca ativa realizada durante visitas domiciliares. “Durante as visitas, foram identificadas as mulheres que tinham interesse e se enquadravam nos critérios para a colocação do dispositivo”, explica a superintendente da rede de atenção à saúde, Ana Paula Resende.
O atendimento será realizado ao longo de todo o dia. Durante a ação, quatro consultórios serão exclusivos para a inserção dos DIUs, sem comprometer o funcionamento regular da unidade, que continuará oferecendo os demais serviços normalmente.
A colocação dos dispositivos será feita por profissionais dos programas de residência médica e multiprofissional que atuam na unidade. “O restante dos profissionais permanecerá atendendo à comunidade normalmente”, acrescenta Ana Paula.
Mulheres interessadas em utilizar o método contraceptivo podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e ingressar no grupo de planejamento reprodutivo. Atualmente, 26 unidades de saúde da Capital realizam a inserção do DIU. Nas demais, as pacientes são encaminhadas ao CEM (Centro de Especialidades Médicas).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.