Destinos incríveis no Brasil sem precisar gastar muito dinheiro

Viajar é preciso! Que seja o seu lema em 2026, com muitas viagens nacionais e até internacionais. Só não deixe para colocar seu sonho em prática em cima da hora. Se tem férias programadas ou deseja aproveitar algum feriado prolongado, e este ano serão pelo menos sete feriadões, então comece a planejar sua viagem com antecedência. É o segredo para conhecer destinos incríveis pelo Brasil e ainda economizar.
Por exemplo, com a alta dos preços em destinos tradicionais, explorar roteiros alternativos se tornou uma excelente opção para quem não abre mão de paisagens deslumbrantes, mas precisa manter o orçamento sob controle. Seja no litoral do Sudeste, Sul, Norte ou Nordeste, nas serras gaúchas ou catarinenses ou no ecoturismo do Centro-Oeste, o Brasil oferece opções para todos os gostos e bolsos.
Só pesquisar e você irá localizar verdadeiros paraísos que combinam natureza exuberante, cultura rica e custos acessíveis, destinos perfeitos para fugir da alta demanda de turistas e viver experiências autênticas. Confira abaixo algumas dicas de destinos para viajar em 2026 sem precisar gastar muito dinheiro:
Mato Grosso do Sul - Pantanal e Bonito são os destinos mais famosos e mais buscados pelos sul-mato-grossenses e pelos viajantes de outras regiões do Brasil, mas o estado tem muitos outros paraísos naturais imperdíveis, como as belezas naturais na região de Bodoquena. Que tal explorar a Trilha do Cânion do Rio Salobra, localizada a 32 km a partir do centro da cidade de Bodoquena e a 92 km partindo de Bonito? O lugar é conhecido como Muralha de Jericó, uma alusão às Muralhas de Jericó, um muro de defesa e proteção contra inundações construído na Palestina oito mil anos antes de Cristo.
Bonito (MS) - O município fica a 260 km de Campo Grande. Se está planejando viajar em 2026 e não pretende sair de Mato Grosso do Sul, a Estância Mimosa, localizada a 25 km em relação ao centro da cidade de Bonito, é a nossa dica de escolha perfeita para você viver uma experiência que combina natureza, tranquilidade e autenticidade. O lugar oferece um dos cenários mais preservados da Serra da Bodoquena. Na lista de atrativos estão 10 cachoeiras, piscinas naturais perfeitas para banho e contemplação, com trilha de caminhada estruturada e envolta por mata exuberante, que permite ao visitante observar a fauna, sentir os sons da natureza e se conectar a um ambiente preservado.
Nobres (MT) – É um destino que vem se destacando no turismo do Centro-Oeste. Nobres, com seus rios e cachoeiras de águas cristalinas, fica a cerca de 150 km de Cuiabá. A cidade reúne natureza farta, centenas de nascentes preservadas e as águas cristalinas que impressionam por ter o intenso azul turquesa das águas do mar do Caribe. Partindo de Cuiabá, são duas horas de carro até o distrito de Bom Jardim, a cerca de 65 km da sede do município de Nobres. É neste distrito que está a maioria dos atrativos turísticos. É comum os visitantes comparar Nobres com Bonito, principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, e os moradores locais costumam brincar com essa comparação. Eles respondem que em Nobres “tudo é mais do que bonito, é lindo”.
Ilha do Mel (PR) - A Ilha do Mel, no Paraná, é um destino que vem sendo cada vez mais procurado. Por ser uma ilha, as principais atrações do local são as praias e os cenários paradisíacos. O destino tem um estilo simples e rústico – e carros não entram na ilha, que é bastante preservada e tem um número limitado de visitantes por dia. Paranaguá fica a duas horas de barco, com saídas diárias pela manhã e à tarde. A distância de Curitiba até a Ilha do Mel é de aproximadamente 10 km por via terrestre até Pontal do Sul, o ponto de embarque mais próximo, seguido por uma travessia de barco de cerca de 30 minutos, com o trajeto total de carro/ônibus + barco levando em torno de 3 a 4 horas. A maneira mais comum e eficiente para realizar o passeio é combinar ônibus até Morretes/Paranaguá/Pontal do Sul e depois o barco. Veja mais detalhes acessando o site oficial da Ilha do Mel.
São Miguel dos Milagres (AL) - Parte da Rota Ecológica dos Milagres, este destino é a tradução da tranquilidade, um paraíso rústico no litoral norte de Alagoas, famoso pelas praias de águas calmas e transparentes, piscinas naturais, coqueirais e atmosfera calma. Com pousadas charmosas e preços mais amigáveis que os da vizinha Maragogi, a cidade oferece praias de águas mornas e cristalinas. O ponto alto são as piscinas naturais, acessíveis por jangada, mas é fundamental consultar a tábua de marés para aproveitar o melhor do passeio.
Bombinhas (SC) - Embora seja um destino popular no verão, planejar a viagem para a baixa temporada pode garantir preços excelentes. O município catarinense, distante 79 km de Florianópoilis, é uma península com 39 praias, de águas calmas a pontos ideais para o surfe. Muitas atrações, como trilhas e mergulho de snorkel, têm baixo custo. Bombinhas é famosa por suas mais de 30 praias de águas cristalinas, ideais para mergulho, snorkel e esportes náuticos, além de trilhas ecológicas e rica vida marinha.
Alter do Chão (PA) - Conhecido como o “Caribe Amazônico”, este vilarejo paraense encanta com suas praias de rio que se formam durante a vazante do Rio Tapajós, especialmente entre agosto e janeiro. A experiência de imersão na cultura amazônica tem um custo de vida local bastante acessível. O lugar é um distrito do município de Santarém, no Pará, localizado na margem direita do Rio Tapajós. A partir da cidade de Santarém são 37 km pela rodovia Everaldo Martins (PA-457).
Pipa (RN) - Famosa por suas falésias e pela Baía dos Golfinhos, Pipa tem uma excelente infraestrutura que atende a todos os públicos. É possível encontrar desde hostels animados a pousadas mais reservadas com bom custo-benefício. A beleza natural é o principal atrativo e, felizmente, é gratuita. “São várias praias (baias) e uma lagoa, a Lagoa Guaraíras, a Baia dos Golfinhos, Praia do Amor, Madeiro, Cacimbinhas, entre outras. Cada uma com seu diferencial de atividades esportivas (surf, kitesurf, caiaque..) e de natureza, com falésias, golfinhos, berçário de tartarugas-marinhas, santuário ecológico”, diz nota no site oficial de Pipa.

