O valor da inovação
A inovação precisa gerar valor. Dessa forma, a inovação deve trazer resultados econômicos, sociais e ambientais. Essa afirmação parece óbvia, mas nem sempre esses resultados são percebidos ou mesmo obtidos.
Esse último caso está associado ao denominado “innovation theater”, que pode ser traduzido como inovação de palco (ou inovação teatral). O termo diz respeito às ações de inovação que não geram resultados efetivos.
Os investimentos e as ações em inovação deveriam ser direcionados indubitavelmente à geração de valor. A verdadeira inovação implica a geração de valor por meio do desenvolvimento e implantação de algo novo: por exemplo, um novo produto, serviço, processo ou modelo de negócio. Mas o que significa “gerar valor”?
Criação de valor
O conceito de geração (ou criação) de valor nem sempre é completamente compreendido. De forma conceitual, considero criação de valor como a diferença entre o valor proporcionado àqueles que compram e utilizam uma solução e os esforços para entregá-la. Essa solução pode ser oferecida mediante diferentes formatos, tais como produtos, serviços, conhecimentos e conexões. E os esforços estão associados à alocação dos recursos (tangíveis e intangíveis) necessários para desenvolver, vender e entregar essa solução. Segundo uma perspectiva econômica, tais esforços podem ser mensurados por meio dos custos, despesas, investimentos de capital e impostos relacionados ao uso e consumo desses recursos.
Cabe destacar que a criação de valor pode ser abordada segundo diferentes perspectivas, tais como o valor proporcionado para a sociedade, para os clientes e para as organizações.
Valor para a sociedade
A inovação pode resolver problemas sociais relevantes ainda não solucionados pelas soluções atuais, bem como proporcionar ganhos de eficiência e produtividade. Esses fatores, por sua vez, podem gerar importantes resultados para a sociedade, tais como crescimento econômico, geração de empregos, melhoria na qualidade de vida da população e na resolução de desafios sociais (ex.: mudanças climáticas, doenças transmissíveis e crônicas na saúde pública, e questões alimentares).
Alguns exemplos podem ser citados. As inovações na mitigação das mudanças climáticas incluem o desenvolvimento de diferentes tecnologias, tais como aquelas direcionadas à eficiência energética, as tecnologias de baixo carbono e sem carbono, além das tecnologias de redução, captura e armazenamento de carbono. Na saúde pública, destaco a corrida pelo desenvolvimento da vacina contra a covid-19 na pandemia e a disponibilização do ultrassom portátil que possibilita diagnósticos mais acessíveis.
Em relação à alimentação, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que quase metade da mortalidade de crianças menores de cinco anos está ligada à desnutrição. Essas mortes ocorrem principalmente em países de baixa e média renda. A desnutrição é um problema relevante, particularmente nesses países. Neste segmento, exemplos de inovação abordam as técnicas para melhorar a eficiência na produção de proteínas animais, bem como a evolução de tecnologias para produção e utilização de proteínas alternativas, tais como microalgas, insetos e proteínas unicelulares. Outro exemplo remete à evolução dos alimentos baseados em plantas (ou plant-based foods).
Valor para os clientes
A razão de ser de uma organização é resolver problemas dos seus clientes, em particular, e da sociedade, em geral. Os investimentos em inovação deveriam ser focados na resolução de problemas relevantes e ainda não resolvidos, ou parcialmente atendidos pelas soluções atuais.
Nesse contexto, a inovação pode proporcionar valor para os clientes por meio de três principais fatores comparativamente às soluções disponíveis: melhor desempenho, maior conveniência e menor custo (de aquisição ou utilização). Esses fatores podem ser advindos de inovações de produto, serviço, processo ou modelo de negócio.
Apresento alguns exemplos. A Apple, ao desenvolver o iPhone, integrou diferentes tecnologias, tais como internet, GPS, tela sensível ao toque e o assistente de voz Siri em um único produto. Dessa forma, ela levou ao mercado um produto com novas funcionalidades que proporcionaram melhor desempenho (ex.: facilidade de uso) e maior conveniência (ex.: acesso à internet). O desenvolvimento do ultrassom portátil, citado anteriormente, possibilitou diagnósticos em locais remotos (conveniência) e mais acessíveis (menor custo). A Uber caracterizou uma inovação de modelo de negócio ao prover conexões entre motoristas e passageiros. Essa inovação proporcionou maior conveniência aos passageiros e novas fontes de receita para os motoristas.
Valor para as organizações
Considero aqui as organizações de forma geral. Elas podem ser empresas nascentes ou estabelecidas de diferentes portes (pequenas, médias e grandes), bem como apresentar diferentes finalidades. Todas precisam ser viáveis e sustentáveis financeiramente. E, para tanto, a inovação precisa contribuir.
Nesse contexto, a inovação pode gerar valor para as organizações por meio de três principais fatores: crescimento de receita, maior eficiência e resultados intangíveis. Esses fatores podem ser resultantes da capacidade das empresas se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado por meio da inovação.
O crescimento da receita está geralmente associado à receita advinda de novos produtos e serviços, bem como resultante da maior satisfação e fidelidade dos clientes em função de melhorias nos produtos, serviços e respectivas experiências.
A melhoria na eficiência remete ao reflexo das inovações nos ganhos de produtividade e de eficiência operacional (mensurados por meio dos custos e despesas operacionais e financeiras), bem como nos resultados associados à maior eficiência no uso dos ativos e do capital de giro.
O valor intangível da inovação está relacionado principalmente à reputação e ao reconhecimento da organização obtidos por meio da inovação. Esses elementos podem estar associados ao reconhecimento externo (ex.: empresa inovadora) ou interno (ex.: clima organizacional relacionado a uma cultura de inovação).
Nesse sentido, os investimentos em diferentes tipos de inovação (produtos, serviços, processos e modelo de negócio) para uma organização deveriam estar claramente conectados ao crescimento de receita, maior eficiência e resultados intangíveis.
Em essência, a inovação deve gerar valor de forma inexorável. Esse valor precisa ser consubstanciado em resultados econômicos, sociais e ambientais. Os investimentos em inovação demandam um alinhamento a uma proposta de valor muito objetiva e clara para a sociedade, os clientes e as organizações. A inovação, quando realizada de forma efetiva, pode resolver problemas relevantes da sociedade e dos clientes, bem como impulsionar a evolução das empresas e o progresso da sociedade.
(*) Marcelo Caldeira Pedroso, professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP
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