ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Campo Grande registra temperatura média 1,5°C acima do normal em novembro

Monitoramento aponta avanço da seca e predominância de chuvas abaixo do esperado em diversas regiões de MS

Por Ketlen Gomes | 23/12/2025 14:30
Campo Grande registra temperatura média 1,5°C acima do normal em novembro
Apesar das chuvas, novembro é marcado por calor 1,5°C acima da média histórica na Capital. (Foto: Juliano Almeida)

O monitoramento climático de novembro, divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) aponta que Campo Grande registrou temperaturas acima do padrão histórico, com destaque para a máxima média, que ficou 1,5°C superior ao esperado para o período. Os dados reforçam um cenário de calor persistente na Capital, acompanhado por sinais de agravamento das condições de seca em grande parte do Estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em novembro, Campo Grande registrou temperatura média 1,5°C acima do padrão histórico, com a mínima também superando a média em 0,3°C, segundo dados do Cemtec. O cenário de calor persistente na capital sul-mato-grossense foi acompanhado por sinais de agravamento das condições de seca em grande parte do estado. Das 62 localidades monitoradas em Mato Grosso do Sul, 40 apresentaram volumes de chuva abaixo da média histórica. Cinco municípios, incluindo Campo Grande, entraram na classificação de seca moderada, com impactos em culturas e níveis baixos de reservatórios. A previsão indica temperaturas acima da média e precipitações irregulares nos próximos meses.

De acordo com a análise do Cemtec, a temperatura mínima média em Campo Grande também ficou acima da média histórica, com desvio positivo de 0,3°C. As referências climatológicas consideram a série de 1981 a 2010 da estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O comportamento térmico observado no mês confirma a tendência de temperaturas mais elevadas, já perceptível ao longo da primavera, e que impacta diretamente na disponibilidade hídrica.

No que se refere às chuvas, o levantamento mostra que a maior parte de Mato Grosso do Sul teve precipitações abaixo da média histórica em novembro. Dos 62 pontos monitorados no Estado, 40 registraram volumes inferiores ao esperado para o período, enquanto apenas 21 ficaram acima da média e um apresentou valores dentro da normalidade. Esse quadro reforça a irregularidade das chuvas e ajuda a explicar a intensificação das áreas com déficit hídrico.

Em Campo Grande, embora o acumulado mensal tenha ficado 46% acima da média histórica, com 239,8 milímetros de chuva acumulados, o cenário estadual segue marcado pela predominância de precipitações abaixo do padrão em grande parte dos municípios acompanhados.

Segundo o Cemtec, essa distribuição desigual contribuiu para o avanço da seca fraca em regiões do norte, leste e sudoeste do Estado, além do agravamento da situação no Noroeste, onde a classificação passou de seca fraca para moderada.

Entre os municípios que entraram na classificação de seca moderada, em que há alguns danos às culturas, pastagens, córregos e reservatórios com níveis baixos e algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes, estão: Água Clara, Campo Grande, Ladário, Três Lagoas e Chapadão do Sul. De acordo com o levantamento, não há cidades classificadas em seca grave, extrema ou excepcional no Estado.

Os indicadores utilizados no monitoramento também apontam piora nas condições de seca em comparação com o mês anterior, especialmente nas regiões norte e do Bolsão. Já áreas do Pantanal apresentam situação distinta, com registros de aumento de chuvas.

Para os próximos meses, a tendência indicada pelos modelos climáticos é de manutenção de temperaturas próximas ou ligeiramente acima da média histórica, sendo um trimestre com condições mais quentes que o normal. Em relação às chuvas, a tendência é de precipitação irregular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.