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Cidades

"Frio na barriga passou", diz Riedel ao ver interessados na Rota da Celulose

Ministro dos Transportes, Renan Filho, estará presente no B3 durante leilão em São Paulo

Por Lucas Mamédio e Fernanda Palheta | 06/05/2025 10:34
"Frio na barriga passou", diz Riedel ao ver interessados na Rota da Celulose
Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) (Foto: Marcos Maluf)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), disse que o “frio na barriga já passou” após a confirmação de quatro grupos interessados no leilão da Rota da Celulose, que será realizado nesta quinta-feira (8), às 13h (horário local), na sede da B3, em São Paulo. A concessão envolve mais de 870 quilômetros de rodovias federais e estaduais no Estado, com previsão de R$ 10 bilhões em investimentos.

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Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, demonstra otimismo com leilão da Rota da Celulose após confirmação de quatro grupos interessados. A concessão, que envolve mais de 870 quilômetros de rodovias estaduais e federais, prevê investimentos de R$ 10 bilhões e será leiloada nesta quinta-feira na B3, em São Paulo. O ministro dos Transportes, Renan Filho, estará presente. O projeto inclui trechos das rodovias MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267, com 30 anos de concessão para recuperação, operação e ampliação das vias. São previstos R$ 6,9 bilhões em obras e R$ 3,2 bilhões em custos operacionais. Entre os concorrentes estão Way/Kinea, XP, BTG Pactual e K-Infra. O vencedor poderá operar a partir do segundo semestre.

A abertura das propostas foi feita na segunda-feira (6), encerrando a fase de incertezas. “Muito positivo. Quatro grandes grupos vão participar. Isso para o usuário, em última análise, é muito bom. Já passou o frio na barriga porque as propostas foram colocadas, então vai ter leilão”, afirmou o governador.

Além da presença confirmada do ministro dos Transportes, Renan Filho, o evento contará com transmissão ao vivo pela TV B3.

Rodovias e valores - O projeto abrange trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e das federais BR-262 e BR-267. O contrato terá validade de 30 anos e prevê a recuperação, operação e ampliação das vias. Estão previstos 146 km de duplicação, além de obras de manutenção e conservação.

O investimento total é estimado em R$ 6,9 bilhões em obras e R$ 3,2 bilhões em custos operacionais, somando aproximadamente R$ 10 bilhões. É a segunda tentativa de conceder o lote. No primeiro leilão, realizado em dezembro de 2024, não houve interessados.

Desta vez, o governo alterou parâmetros técnicos e aumentou a taxa interna de retorno para atrair os investidores. O formato de pedágio com cobrança automática (free flow) foi mantido, mas com ajustes no modelo de remuneração e exigências financeiras.

Riedel ressaltou que a unificação de trechos federais e estaduais em um único lote foi decisiva para viabilizar a concessão. “Grandes empresas estão se unindo em torno dessa rota”, pontuou. O projeto é considerado estratégico para o escoamento de celulose produzida em Três Lagoas e na futura fábrica da Arauco em Inocência.

Quem disputa?

  • Way/Kinea: já opera a Way-306 em MS e venceu recentemente a concessão da Rota do Zebu, em Minas. A Kinea é gestora de recursos ligada ao Itaú Unibanco, com R$ 73,7 bilhões sob gestão.

  • XP: a corretora tem ampliado atuação em infraestrutura e participou de projetos como Rota Verde (GO) e Rota dos Cristais (MG-GO).

  • BTG Pactual: maior banco de investimentos da América Latina, com ativos de cerca de US$ 114 bilhões. Em 2024, teve lucro líquido de R$ 12,3 bilhões.

  • K-Infra (KKR Infrastructure): braço da gestora americana KKR para ativos de infraestrutura. Apesar de enfrentar problemas na Rodovia do Aço (RJ), segue ativa no setor e disputou concessões no Mato Grosso.

O consórcio vencedor poderá começar a operar já no segundo semestre, após a assinatura do contrato.

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