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Cidades

INSS da Capital tem atendimento normal em manhã de ampliação da greve nacional

Mobilização ainda não tem impacto nos serviços presenciais em Campo Grande, mas pode ter

Por Cassia Modena e Clara Farias | 18/09/2024 08:18
Agendados esperavam atendimento antes da agência do INSS próxima ao Horto Florestal abrir (Foto: Clara Farias)
Agendados esperavam atendimento antes da agência do INSS próxima ao Horto Florestal abrir (Foto: Clara Farias)

Servidores do INSS (Instituição Nacional de Seguridade Social) estão em greve em todo o País desde julho. Publicada ontem (17), nota do sindicato que os representa orienta que o movimento seja ampliado.

Ao menos as pessoas com atendimento agendado para as primeiras horas desta quarta-feira (18), em duas agências de Campo Grande, não perceberam diferença.

A merendeira Marlene Bezerra, 51, não estava sabendo do movimento grevista. Chegou por volta das 6h à agência próxima ao Horto Florestal, estando com perícia agendada para as 7h. "Cheguei cedo porque às vezes demora. Só que hoje, logo que a agência abriu, eu fui chamada", relata.

Cerca de 15 pessoas aguardavam atendimento no local junto à merendeira. Ela contou também que não viu cartazes ou funcionários avisando que haveria greve.

Jéssica Martins, 46, foi até a agência da Rua 26 de Agosto para dar andamento ao pedido de BPC/Loas (Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência). Ela também não enfrentou transtorno. "Estava tranquilo e vazio", disse. Agora, vai acompanhar por e-mail os próximos passos da solicitação.

Mais tarde - O Campo Grande News apurou que a intensificação da greve deve ter efeito no atendimento presencial, na Capital, por volta das 9h ou 10h desta quarta-feira (18), ainda.

"Pessoas que estão agendadas para esses horários, podem ser remarcadas para outra data devido à greve", informaram à reportagem.

A assessoria de imprensa do INSS em Mato Grosso do Sul afirma que não. "Está normal. Agendamentos são feitos nas agências. Sem interrupção".

Alternativa - Os que tiverem dificuldade de serem atendidos, podem recorrer aos serviços on-line e por ligação, do INSS.

Segundo o instituto, mais de 100 serviços podem ser agendados por meio do site Meu INSS; pela plataforma de mesmo nome, que tem aplicativo para celular ou pela central de atendimento telefônico 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

O INSS também orienta os cidadãos que precisarem de perícia para receberem auxílio-doença, a utilizarem o Atestmed, serviço de avaliação remota de documentos que o instituto implantou prometendo tornar a análise mais rápida e menos burocrática, dispensando a realização de perícia presencial.

Nos casos de perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode pedir conversão de agendamento de perícia para o Atestmed. “Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou Meu INSS”, orienta o instituto.

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