ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Papai Noel troca trenó por aquário e deixa visitante encantado

Embalados por ‘Toca o Sino Pequenino’, Bom Velhinho do Bioparque recebe o público embaixo d'água

Por Idaicy Solano | 18/12/2024 06:40
Pelo vidro do aquário, Bom Velhinho manda beijinhos e corações para as crianças (Foto: Juliano Almeida)
Pelo vidro do aquário, Bom Velhinho manda beijinhos e corações para as crianças (Foto: Juliano Almeida)

Faltando apenas alguns minutos para às 15h dessa terça-feira (17), dezenas de crianças e adultos começaram a se reunir em frente ao aquário do Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, para esperar ninguém menos que o Papai Noel.

Embalados por "Toca o Sino Pequenino" e outras canções de Natal, o público, principalmente as crianças, recebeu o Bom Velhinho com olhares atentos, muito entusiasmo e agitação.

Fugindo da atração tradicional, em que a figura natalina recebe os pequenos com um abraço, o espetáculo foi embaixo d'água e durou cerca de 15 minutos, tempo suficiente para arrancar sorrisos e risadas.

Apresentação dura cerca de 15 minutos (Foto: Juliano Almeida)
Apresentação dura cerca de 15 minutos (Foto: Juliano Almeida)
Traje de mergulho do Papai Noel pesa 40 quilos(Foto: Juliano Almeida)
Traje de mergulho do Papai Noel pesa 40 quilos(Foto: Juliano Almeida)

O responsável por encarnar o personagem foi o mergulhador Carlos Henrique Marques, de 58 anos, que trabalha na manutenção dos aquários do Bioparque. Atuando na profissão desde 1986, ele brinca que nunca imaginou que um dia mergulharia vestido de Papai Noel, mas afirma que a experiência tem sido gratificante.

Já habituado ao ambiente dos tanques de água e à convivência com a vida marinha no local, Carlos expressa que a função de levar alegria às crianças é mais um "divertimento" do que trabalho.

“Nunca me passou pela cabeça [trabalhar como Papai Noel], mas é muito legal. Você vê [no rosto das crianças] uma expressão verdadeira, eles ficam maravilhados. É muito legal, é gratificante”, diz.

Público se reuniu em frente ao aquário para gravar e prestigiar o Papai Noel (Foto: Juliano Almeida)
Público se reuniu em frente ao aquário para gravar e prestigiar o Papai Noel (Foto: Juliano Almeida)
Crianças estavam ansiosas à espera do Papai Noel (Foto: Juliano Almeida)
Crianças estavam ansiosas à espera do Papai Noel (Foto: Juliano Almeida)

Já que Carlos não pode contar com o contato físico para levar o carinho e acolhimento do Papai Noel para as crianças, ele comenta que o jeito é fazer com que cada uma se sinta notada pelo Bom Velhinho, e para isso, aposta em mandar muitos ‘beijinhos’ e corações para o público, além de interagir com algumas crianças com o ‘olho no olho’.

“Você tem uma experiência aqui fora, já a nossa lá dentro é totalmente diferenciada, porque você vê o movimento, mas não tem som, então você se liga mais na expressão das pessoas. E é muito legal. Às vezes você tem aqui 150 crianças, e você aponta pra uma, e ela sabe que é com ela. Você precisa ver que alegria é a dessa criança”, expressa.

Em relação ao traje, Carlos explica que é bem simples. A vestimenta vai por cima da roupa de mergulho, e é bem leve, sem muitos detalhes, contando apenas com uma calça, uma blusa de mangas compridas, cinto afivelado e o gorro. Após montar o ‘look’ natalino, é a vez de se equipar com a máscara e o cilindro de ar.

O mergulhador revela que o traje completo pesa 40 quilos, por conta dos equipamentos de mergulho, e para que seja possível ‘transitar’ pelo aquário de mais de 10 metros, ele apenas ajusta o peso no colete.

A diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, explica que a ideia era desejar um ‘Feliz Natal’ de forma diferenciada para os visitantes, e trazer uma nova forma de causar encantamento nas crianças, que tem recebido com bastante carinho e empolgação o mergulhador Carlos.

“Hoje o Bioparque é o maior aquário de água doce do mundo. Então nada mais justo do que a gente ter um Papai Noel que estivesse caracterizado e que estivesse dentro do contexto do Bioparque. Então, a gente teve essa ideia de trazer, além dos peixes que a gente tem no complexo, o Papai Noel Mergulhador também”, expressa.

Programação de final de ano

O Bioparque Pantanal recebe os visitantes para prestigiar o Papai Noel Mergulhador nos dias 18, 19, 20 e 21 de dezembro, em dois horários: 10h e 15h.

No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, será o último dia para visitar o Bom Velhinho mergulhador, em uma aparição especial às 10h.

O local também ficará aberto para visitação em horário normal, das 8h30 às 12h no período da manhã (entrada até 11), e das 13h30 às 17h30 no período da tarde (entrada até 16h30).

No dia 24, o local abre em horário especial, das 8h30 às 14h30 (entrada até 13h30).

De 1º a 6 de janeiro, o Bioparque estará fechado para manutenção interna.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias