MS expande a realização do Teste do Pezinho Ampliado
Gratuito pelo SUS, exame passa a identificar mais de 40 doenças em recém-nascidos

Em mais uma etapa de expansão da oferta do Teste do Pezinho Ampliado de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a partir deste mês o IPED/APAE (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) está habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar o exame que detecta mais de 40 doenças.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A ampliação foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial de Campo Grande, em 22 de dezembro de 2025, em atendimento à Resolução nº 381 da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que autoriza o repasse de recursos financeiros à instituição. A instituição agora é responsável pela realização dos exames laboratoriais de triagem neonatal em Mato Grosso do Sul.
- Leia Também
- Tribunal de Justiça pagou meio milhão para desembargador num único mês
- Com investigação em andamento, governo homologa leilão do HR
A nova etapa amplia significativamente o escopo do teste básico, que identifica sete patologias, conforme o PNTN (Programa Nacional de Triagem Neonatal). O procedimento é simples, obrigatório e gratuito pelo SUS, realizado a partir da coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido, preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida.
A coordenadora técnica do IPED/APAE, Josaine Palmieri, afirma que a ampliação consolida um processo iniciado ao longo de 2025. Segundo ela, durante o mês de conscientização sobre a importância do Teste do Pezinho, Mato Grosso do Sul passou a integrar o grupo de estados que oferecem gratuitamente a versão ampliada do exame.
De acordo com a coordenadora, a detecção precoce de doenças congênitas, genéticas e metabólicas permite o início rápido do tratamento e contribui para o desenvolvimento saudável do bebê.
A ampliação integra o Programa Estadual de Triagem Neonatal, vinculado ao Projeto Bem Nascer MS. Com o novo rol, passam a ser incluídas condições como atrofia muscular espinhal, imunodeficiências primárias, galactosemias e diversos distúrbios metabólicos.
O avanço em Mato Grosso do Sul ocorre no contexto da Lei Federal nº 14.154, sancionada em 2021, que determinou a ampliação do Teste do Pezinho no Sistema Único de Saúde, tornando obrigatória e gratuita a oferta do exame ampliado em todo o país. Desde então, estados e municípios vêm expandindo gradualmente a cobertura do teste. Antes da lei, a versão ampliada estava disponível, em geral, apenas na rede privada, enquanto o teste básico já era universal e gratuito pelo SUS.
Em Mato Grosso do Sul, além de realizar a coleta, o IPED/APAE de Campo Grande é responsável pelo acompanhamento especializado dos casos em que são identificadas alterações nos resultados. A instituição mantém um ambulatório com equipe multiprofissional formada por médicos de diversas especialidades, além de assistente social, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

