ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

OAB acompanha operação que também tem 9 advogados na mira

Um dos alvos da ação da PF é Camila Bastos, atual vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil

Por Viviane Oliveira | 24/10/2024 08:31
Policiais federais no estacionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (Foto: Henrique Kawaminami)
Policiais federais no estacionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (Foto: Henrique Kawaminami)

Em nota, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), seccional de Mato Grosso do Sul, afirmou que, por meio da Comissão de Defesa e Assistência, acompanha as diligências da operação denominada Ultima Ratio, deflagrada pela PF (Polícia Federal), na manhã desta quinta-feira (24), contra desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), conselheiros do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e advogados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A operação "Ultima Ratio", deflagrada pela Polícia Federal, investiga corrupção e venda de sentenças envolvendo desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, conselheiros do Tribunal de Contas e advogados. A OAB/MS está acompanhando as diligências e busca acesso integral às investigações. Cinco desembargadores foram afastados por determinação do STJ, que também impôs restrições como a proibição de acesso a órgãos públicos e uso de tornozeleira eletrônica. A operação conta com 200 policiais federais cumprindo 44 mandados de busca e apreensão em várias cidades, incluindo Campo Grande e Brasília.

São nove advogados na mira, que dividem 7 escritórios de advocacia em Campo Grande. A maioria dos investigados são filhos dos desembargadores afastados.

São investigados Rodrigo e Renata Pimentel (filhos Sideni Pimentel),  Marcus Vinícius Machado Abreu e Ana Carolina Abreu (Filhos de Vladimir Abreu), além de Camila Bastos Batoni (filha de Alexandre Bastos) vice-presidente a OAB.

Também estão na lista, os advogados Felix Cunha e Everton Barcellos de Souza e Divoncir Schreiner Maran Junior, filho do desembargador, já afastado anteriormente, Divoncir Schreiner Maran. Fábio Castro Leandro, filho do desembargador aposentado Paschoal Leandro, também integra a lista mas o pai não aparece entre os suspeitos.

“A OAB/MS informa ainda que buscará acesso à integralidade do quanto investigado para, com rigor e respeito ao devido processo legal e a ampla defesa, apurar as responsabilidades em âmbito próprio”, segundo o texto.

Cinco desembargadores do TJMS foram afastados das funções públicas por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça). A ação faz parte de investigação que apura corrupção e venda de sentenças. São alvos: Marcos José de Brito Rodrigues; Vladimir Abreu; Sérgio Fernandes Martins; Sideni Soncini Pimentel; e Alexandre Aguiar Bastos.

No total, 200 policiais federais cumprem 44 mandados de busca e apreensão em Campo Grande, Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT). Além do afastamento, o STJ determinou a proibição de acesso às dependências de órgão público, vedou a comunicação com pessoas investigadas e os desembargadores terão que utilizar tornozeleira eletrônica.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias