Problema em central deixa sites e sistemas do governo fora do ar em MS
Ele afeta atendimento em prédios como a Defensoria Pública Estadual, o Detran e o Hospital Regional

Não é possível acessar sites do Governo de Mato Grosso do Sul e nem sistemas de informação como o da Defensoria Pública Estadual, o do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e o do HRMS (Hospital Regional) na tarde desta terça-feira (13).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Sites e sistemas do Governo de Mato Grosso do Sul estão fora do ar nesta terça-feira (13), devido a problemas na central da Secretaria de Gestão da Informação (SGI). A falha impede o acesso a plataformas como a da Defensoria Pública Estadual, impactando atendimentos agendados. O Detran-MS também sofre com a instabilidade, com linhas telefônicas inoperantes. O governo estadual foi questionado sobre a previsão de retorno à normalidade dos serviços online.
O problema tem origem na central da SGI (Secretaria de Gestão da Informação) do governo, segundo informou a assessoria de imprensa da defensoria.
Pessoas que tinham atendimento agendado no órgão jurídico e não têm demandas urgentes são orientadas a aguardar. "A Defensoria Pública do Estado está com internet, mas sem o sistema de processos dos atendimentos e da Justiça. Assim, os casos urgentes estão sendo atendidos mesmo sem sistema, já os demais casos estão sendo reagendados", explicou em nota.
Nem o sistema e nem as linhas telefônicas para atendimento ao público no Detran estão operando.
No Hospital Regional, as consultas continuam sendo feitas, mas precisam ser anotadas manualmente. Comerciante de 45 anos que levou a mãe de 72 até lá, conta que precisará voltar devido à falha no sistema. "É para agendar a consulta de retorno dela no computador. Um caos", disse.
Atualização - Os sites e sistemas seguem fora do ar até às 18h.
Segundo nota enviada pelo governo, equipe trabalha para que "o retorno dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado ocorra o quanto antes". O texto destaca que não houve "qualquer tipo de perda de dados, nem invasão aos sistemas institucionais".
No fim desta tarde, o Detran informou que "problemas técnicos na rede servidora do Estado causaram indisponibilidade total dos sistemas do Governo do Estado, afetando também os atendimentos em todas as unidades do Detran ao longo do dia".
Diante disso, as agências mantiveram expediente, mas os servidores orientaram usuários com atendimento agendado a retornem nos próximos dias.
O órgão acrescentou que a instabilidade em base nacional dos sistemas ocorre desde segunda-feira (12) e que serão prorrogadas as validades de recibos vencidos que não puderam ser pagos.
Matéria editada às 18h09 para acrescentar notas do governo e do Detran.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.