"Limpeza de bico": de farda, PM participa de meme e vira alvo de investigação
Vídeo divulgado em página do Instagram mostra militar fardado
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul investiga um policial que participou de um meme na internet usando a farda da corporação. O vídeo, publicado por um empresário em sua conta no Instagram, foi removido e mostrava o PM em uma oficina mecânica fazendo trocadilhos sobre "limpeza de bico". Embora o Código Penal Militar não proíba explicitamente o uso da farda fora do serviço, a PMMS possui uma portaria que regula a conduta de policiais nas redes sociais. A corporação afirmou que o caso está sendo analisado e que medidas administrativas poderão ser tomadas, se necessário.
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul investiga um militar após ele participar de um meme na internet utilizando a farda da corporação. O vídeo publicado no Instagram de um empresário, que também utiliza a página para postar conteúdo de comédia, foi apagado. Ele tem mais de 40 mil seguidores.
A postagem mostra o militar chegando na oficina mecânica de Campo Grande para fazer limpeza de bico, um trocadilho com a limpeza de bicos injetores de veículos necessária para evitar o acúmulo de resíduos que podem causar obstruções.
O PM conversa com o mecânico. "To sabendo que você tá fazendo limpeza de bico?", pergunta na brincadeira. "To fazendo rapaz, é um serviço a mais pra agregar", responde o empresário. Na sequência, o PM senta em uma cadeira, faz "bico" com os lábios e o mecânico passa um pano. "Tem certeza que é assim mesmo?", pergunta o militar durante a brincadeira.
No Código Penal Militar, válido para todo o país, não existe regra explícita contra o uso de farda militar fora do ambiente de serviço, durante a folga ou o horário de almoço, por exemplo. Já a PMMS informou que possui uma portaria que regulamenta o uso das redes sociais por policiais militares quando fardados.
"O caso está sendo analisado e, se necessário, serão adotadas as providências administrativas cabíveis, conforme regulamenta a portaria", disse a PMMS em nota enviada à imprensa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.