ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Prorrogação da vacinação contra a poliomielite atingiu 71% das crianças

Dos 79 municípios do Estado, 35 alcançaram a meta de 95% de cobertura vacinal contra a doença

Gabriela Couto | 28/10/2022 12:07
Criança recebendo dose da vacina aplicada em forma de gotas no posto de saúde de forma gratuita. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Criança recebendo dose da vacina aplicada em forma de gotas no posto de saúde de forma gratuita. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Termina nesta sexta-feira (28) a Campanha Contra a Poliomielite em Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) prorrogou a imunização no Estado devido à baixa cobertura vacinal, que se repete em todas as demais federações do país. Até o momento, 71,3% das crianças foram imunizadas.

Os dados apontam que dos 79 municípios, 63 alcançaram o índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde. Por isso, o Secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, justificou a importância da prorrogação da mobilização para a continuidade da vacinação por mais 30 dias.

“Isto foi positivo, pois nos ajudou a melhorar o nosso índice de vacinação. No dia 30 de setembro, nós estávamos com 40% de cobertura vacinal, um dado muito baixo, mas esses 30 dias nos ajudaram a ampliar a nossa cobertura atingindo o índice satisfatório de 71%”, destacou.

Britto ainda ressaltou que 35 municípios do Estado alcançaram a meta de 95% de cobertura vacinal contra a poliomielite. “Para nós, isto é de extrema importância. Significa que os pais ou responsáveis atenderam os nossos pedidos e levaram as crianças para se vacinar. Mas outras vacinas estão aí disponíveis nas unidades de saúde. Então, quem ainda não levou, leve os seus filhos para atualizarem a caderneta de vacinação. Não deixe de vacinar as nossas crianças. A vacina protege os seus filhos”, reforça.

A Coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, destaca que os dados ainda são parciais. “Nós sabemos que alguns municípios farão alimentação do sistema. Ele fecha na próxima segunda-feira (31), por isso, nós recomendamos que os municípios fiquem atentos quanto ao prazo para fazer essa inserção de dados no sistema nacional. Após esta data ele fecha e os dados não poderão ser mais inseridos. Então, hoje ainda dá tempo de levar as crianças até uma unidade de saúde e vacinar os seus filhos contra a poliomielite”, recomendou.

Toda a população com menos de cinco anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil. As crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário.

As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite do esquema básico.

O Brasil é uma das referências mundiais em imunização e possui um dos maiores programas de vacinação do mundo. O Programa Nacional de Imunizações aplica anualmente uma média de 100 milhões de doses, e o SUS tem capacidade de vacinar cerca de um milhão de pessoas por dia em todo o Brasil.

Nos siga no Google Notícias