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Cidades

Servidores do INSS em MS aderem à greve nacional

Trabalhadores pedem o reconhecimento da carreira, manutenção salarial e teletrabalho

Por Gustavo Bonotto | 18/07/2024 22:50
Fachada da agência do INSS no Horto Florestal, em Campo Grande. (Foto: Alex Machado/Campo Grande News)
Fachada da agência do INSS no Horto Florestal, em Campo Grande. (Foto: Alex Machado/Campo Grande News)

Servidores da Previdência Social em Mato Grosso do Sul aderiram à greve nacional, no fim da noite desta quinta-feira (18), em meio a negociações por recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

A informação foi confirmada pelo diretor do Sintsep (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), Roosevelt Lunas, após a assembleia entre os servidores que perdurou até às 22h.

"A possibilidade de parar os trabalhos foi colocada em votação e houve a deflagração da greve no Estado. Já tem servidores paralisados desde o dia 10, conforme o início do movimento nacional", explicou.

Os trabalhadores pedem o reconhecimento da carreira do seguro social como Carreira Estratégica (típica de estado); alteração do nível de ingresso para técnico do seguro social para nível superior; cumprimento do acordo de greve de 2022; manutenção do teletrabalho, diante das intenções do presidente do INSS de extinguir essa modalidade e incorporação da GAE (Gratificação de Atividade Executiva).

No entanto, a greve não deve paralisar os atendimentos das agências já nesta sexta-feira (19). "Houve a deflagração mas não quer dizer que tudo deva parar de imediato. A Previdência está remanejando profissionais para agências afetadas pela greve. No Estado, ainda iremos definir o comando de greve por meio de eleição. E na próxima terça-feira (23), definir como faremos um ato público", discorreu Roosevelt.

Conforme noticiado, a decisão pela greve foi tomada durante uma plenária nacional realizada no último sábado (13), com a participação de mais de 120 representantes de 14 sindicatos estaduais e opositores.

Por meio de nota à imprensa, o INSS afirmou à Agência Brasil que, até o momento, "[...] não tem informação de agência fechada em relação a atendimento ao segurado" e segue com todos os canais remotos em funcionamento. O órgão informa que o segurado pode acessar normalmente o aplicativo ou o site Meu INSS e ligar para a Central Telefônica 135, que funciona das 7h às 22h.

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