ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  03    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Vínculo com conta do governo deixou sistema de ocorrências instável

Ocorrências foram registradas manualmente e não houve prejuízo de atendimentos

Por Gabriel Neris e Raíssa Rojas | 03/09/2025 08:17
Vínculo com conta do governo deixou sistema de ocorrências instável
Sala de espera para atendimento no prédio da Deam, na Capital (Foto: Marcos Maluf)

A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) explicou que a queda no sistema Sigo, utilizado para registros de ocorrências policiais, foi provocada pela vinculação com a conta gov.br, do governo federal.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Sistema de registro de ocorrências policiais em Mato Grosso do Sul apresentou instabilidade. A falha foi atribuída à recente integração com a plataforma gov.br, do governo federal, que passou a exigir login para acesso. A queda ocorreu na madrugada desta quarta-feira, impedindo registros digitais nas delegacias de plantão.Apesar da pane, o atendimento ao público não foi interrompido. As delegacias adotaram o registro manual de ocorrências, garantindo a continuidade dos serviços. O sistema foi restabelecido pela manhã. A plataforma gov.br unifica o acesso a serviços federais, como INSS, Imposto de Renda e SUS.

O sistema passou a exigir recentemente login e senha por meio da conta pessoal gov.br. No entanto, desde as 3h desta quarta-feira, o Sigo ficou fora do ar, impedindo o registro digital de ocorrências nas delegacias de plantão. Pela manhã, a página voltou a funcionar normalmente.

A reportagem do Campo Grande News esteve nas Depacs (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol e Centro, e na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). Na Depac Centro, investigadores afirmaram que o atendimento não foi paralisado e as ocorrências foram feitas manualmente. Nos locais, não havia pessoas aguardando para registrar ocorrências.

A conta gov.br é o cadastro digital que dá acesso, com um único login, a milhares de serviços do Governo Federal. Com ela, é possível consultar benefícios do INSS, declarar o Imposto de Renda, acessar o SUS, usar a Carteira Digital de Trânsito e se inscrever no Enem ou no Sisu, sem necessidade de múltiplos cadastros. Segundo o governo, além de centralizar os serviços, a conta garante mais segurança no acesso às informações pessoais e permite assinar documentos eletrônicos com validade jurídica.