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Capital

Aluna que não sabia ler vira recordista em livros emprestados de biblioteca

Desde o início do ano letivo, Yasmin Lurdes Teodoro dos Anjos já “devorou” 60 obras

Por Geniffer Valeriano | 06/11/2023 13:15
Yasmin e a professora Michelly junto ao guarda-chuva literário (Foto: Divulgação)
Yasmin e a professora Michelly junto ao guarda-chuva literário (Foto: Divulgação)

Após aprender a ler em projeto da Reme (Rede Municipal de Ensino), Yasmin Lurdes Teodoro dos Anjos, de 10 anos, se tornou a aluna recordista de livros emprestados na biblioteca da Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa. Desde o início do ano letivo, a aluna já “devorou” 60 exemplares.

A conquista veio após Yasmin entrar no projeto “Aprender Mais na Reme”. Ao todo, a iniciativa possui cerca de 5 mil alunos do 4º e 5º ano que não foram alfabetizados no tempo correto.

Diante da dificuldade da filha, a mãe de Yasmin a inscreveu no projeto da Reme. “Era muito ruim não saber o que a professora escrevia no quadro, ler livros e nem o que passava escrito na televisão”, disse a aluna.

Um dos instrumentos utilizados no ensino da leitura foi um guarda-chuva literário. Nele, havia frases curtas para que os alunos aprendessem de forma lúdica. “Eu gostava muito, as frases são pequenas, então era mais fácil de entender e ler”, contou a aluna.

Michelly Mendes Ponce foi a professora que acompanhou Yasmin desde que ela entrou no projeto. Ela relata que no começo a menina era insegura e dizia que não conseguiria aprender. Porém, em três semanas, foi possível ver o avanço da aluna.

“Yasmin é nosso orgulho, chegou a pegar quase 60 livros, sendo a recordista da escola. Mas temos outros alunos também destaque no projeto, que foi excelente, ver como os alunos com maior dificuldade começaram sem nem saber ler e agora estão super desenvolvidos, é de encher o coração.”

Sobre o Aprender Mais na Reme -  O projeto foi criado para atender crianças que ainda sofrem com os impactos causados pela pandemia da covid-19. Sendo iniciado em março deste ano e encerrado no dia 31 de outubro.

A chefe da Divisão do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Ribas, diz que ainda está sendo discutida a continuidade do projeto em 2024. “Estamos coletando os dados do projeto que serão apresentados no dia 21 de novembro, mas já sabemos que as escolas querem manter o projeto”.

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