Chuva rápida refresca Campo Grande em meio à onda de calor
Garoa auxiliou na queda nas temperaturas e, agora, a Capital marca 23,3°C
Após uma semana de calorão, a tão esperada chuva chegou a Campo Grande na manhã desta terça-feira (16). Com a garoa registrada, houve também queda nas temperaturas. Agora, a capital marca 23,3°C, com sensação térmica de 17°C, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Chuva traz alívio para Campo Grande após onda de calor. A precipitação, registrada na manhã desta terça-feira (16), causou queda nas temperaturas, que atingiram 23,3°C com sensação térmica de 17°C. Diversos bairros, como Universitário, Novos Estados e Vila Nasser, registraram pancadas de chuva após oito dias de estiagem. A umidade relativa do ar subiu para 58%. Apesar da chuva, Campo Grande e outras 68 cidades de Mato Grosso do Sul permanecem sob alerta de tempestade, com possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo. O estado ainda sofre os efeitos da onda de calor que atinge o Centro-Oeste, com previsão de temperaturas acima da média nos próximos dias.
Antes, a última chuva registrada em Campo Grande foi em 9 de setembro, com 0,2 mm e, um pouco mais forte, em 4 de agosto, com 13,6 mm.
Nesta manhã, foram registradas pancadas de chuva nos bairros Universitário, Novos Estados, Estrela do Sul, Vila Nasser, Amambai, Nova Lima e Vivendas do Bosque. A chuva chega depois de oito dias de estiagem.
Segundo o instituto, a umidade relativa do ar subiu para 58%, saindo do nível crítico registrado na madrugada de hoje. Campo Grande e outras 68 cidades estão sob alerta de tempestade emitido pelo Inmet, válido até o fim do dia.
O alerta aponta possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
Mato Grosso do Sul está sob efeito da nova onda de calor que atinge todo o Centro-Oeste, colocando o Estado entre as regiões mais impactadas. As temperaturas devem permanecer acima da média nos próximos dias, com potencial para bater recordes recentes e intensificar a sensação de desconforto.
A chuva chegou à Capital horas após ser registrada no interior do Estado. Os municípios de Ponta Porã, Corguinho e Maracaju tiveram acumulados entre 8 e 14 milímetros.
Também houve registros em Bela Vista (3,6 mm), Ivinhema (1,8 mm), Itaquiraí (0,6 mm) e Dourados (0,4 mm), conforme dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Nova Alvorada do Sul também amanheceu com chuva leve nesta terça-feira.
Em Bonito, os volumes trouxeram alguns transtornos à cidade. Ao Campo Grande News, o prefeito Josmail Rodrigues (PL) afirmou que houve apenas quedas de árvores, sem danos maiores. “A chuva não foi intensa, mas houve vento forte e vendaval. Algumas árvores caíram, mas a prefeitura já realizou a limpeza”, disse.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.