Conheça o Castramóvel, que funciona a partir de domingo na Capital
Serão 20 animais castrados no, priorizando famílias de baixa renda; próximas datas e locais serão definidos
O "Castramóvel" irá funcionar a partir do próximo domingo (25) em Campo Grande, com objetivo de castrar cães gratuitamente, sem que as famílias tenham de se deslocar até o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).
Quem pode participar? Conforme a publicação, os agentes de saúde que irão nas casas levantar os dados dos animais de pessoas que possuem baixa renda e cadastro NIS (Número de Identificação Social) no Cadúnico.
Equipe do CCZ irá até o imóvel para realizar exames clínicos e dar orientações quanto à educação em saúde, reforçando os deveres e responsabilidades do tutor. Por enquanto, deverá ser cadastrado apenas um animal por família, que tenham menos de 15 kg.
Como vai funcionar? Serão castrados 20 animais nesse dia, priorizando as fêmeas. O cachorro será preparado para cirurgia e levado por equipe até o Castramóvel, que estará na unidade de saúde da região, e o dono poderá buscá-lo após três horas. Vale ressaltar que o cão não pode voltar andando para casa, já que estará em processo de recuperação. Caso não tenha veículo, deverá ser levado no colo, por exemplo.
Onde vai passar? Serão priorizadas regiões de Campo Grande com "maior vulnerabilidade socioeconômica. A primeira ação vai acontecer no Bairro Portal do Caiobá. Os próximos bairros ainda serão definidos pelo CCZ, segundo avaliação de "locais com maiores riscos e alto número de animais que se enquadram nos critérios", conforme a prefeitura.
Qual o cronograma? Por ora, a única data definida é a do próximo domingo, 25 de abril, mas o programa deverá funcionar aos finais de semana.